cinemática

Alunos de escola de Capixaba apresentam projeto de aprendizado de física por meio do cinema na Viver Ciência

Estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Argentina Pereira Feitosa, localizada em Capixaba, apresentaram esta semana, na Mostra Viver Ciência, o projeto Aprender Física por Meio do Cinema.

Aprender Física por Meio do Cinema é disciplina eletiva do Novo Ensino Médio. Foto: Clícia Araújo/SEE

O objetivo é apresentar conceitos da cinemática, ramo da física, por meio de filmes, permitindo que o aluno identifique os possíveis movimentos fictícios envolvendo equações físicas, questione e debata os movimentos encontrados nos trechos dos filmes.

“O projeto chama a atenção, porque é algo do cotidiano dos alunos, e o que é mais gostoso é ver o brilho deles aprendendo com fatos que visualizam todo dia, sem nem saber que podiam relacioná-los com a aprendizagem”, observa a professora de física e orientadora do projeto, Tacione Araújo.

O estudo foi realizado com 23 alunos que passaram por uma avaliação diagnóstica para verificar os conhecimentos prévios sobre temas da disciplina de física, como cinemática, aceleração média, velocidade média e outros, usando como base os filmes Truque de Mestre e Velozes e Furiosos 7, escolhidos pelo grupo, com o desafio de montar experimentos sobre trechos das obras.

O estudo mostrou que os alunos que participaram do projeto apresentaram melhor compreensão dos conteúdos abordados, confirmando que a metodologia de ensino é positiva e eficaz. “Estávamos muito ansiosos com a participação na Viver Ciência, mas o trabalho nos causou orgulho pelo nosso desempenho”, relatou Letícia Araújo, participante de iniciativa.