Grupo que participou de projeto piloto foi recebido pelo governador Tião Viana
Quarenta alunos da escola Flodoardo Cabral, de Cruzeiro do Sul, foram os vencedores das Olímpiadas de Jogos Digitais e Educação (OJE), promovidas pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE). Na manhã desta quarta-feira, 7, os jovens foram recebidos pelo governador Tião Viana, que parabenizou o desempenho dos alunos.
A iniciativa da SEE visa promover o uso de jogos digitais como ferramentas de aprendizado. O coordenador do grupo, Charles André, membro da SEE, afirma que, além dos 40 estudantes da escola Flodoardo Cabral, quatro professores e dois coordenadores da SEE participaram da competição.
“Nesta quarta-feira nós concluímos a fase final da competição. Mas tivemos duas fases anteriores: uma em Cruzeiro do Sul e outra aqui em Rio Branco. Cada município tirou duas equipes vencedoras e hoje houve o encontro dessas quatro escolas”, detalha Charles André.
Zanir Duarte, gerente de tecnologias da SEE, esclarece que esse projeto foi piloto, por isso neste ano incluiu a participação de escolas apenas de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Porém, Duarte revela que a proposta é expandir as olímpiadas aos 22 municípios do Acre.
Segundo Duarte, para a realização dessa competição foi necessário um trabalho de comunicação de internet das escolas envolvidas. “O projeto piloto também contou com a participação de quatro mil alunos e 250 professores”, disse o gerente de tecnologia.
Em 2012, quando o projeto se expandir para todo o Acre, as competições devem se iniciar em meados de abril e seguirem até novembro. Nesta edição piloto o evento aconteceu durante dois meses.
Zanir Duarte frisa que o Acre é o terceiro Estado a aderir às Olímpiadas de Jogos Digitais e Educação e o único da Região Norte – os primeiros a aderir foram Pernambuco e Rio de Janeiro, com população escolar superior à do Acre.
Saiba mais sobre a OJE
De acordo com a SEE, o projeto faz parte das novas práticas de ensino que vêm sendo utilizadas em redes educacionais, visando transformar o aprendizado em algo mais dinâmico e integrado. No caso da Olimpíada, isso é promovido por meio do uso de games e ferramentas digitais de pesquisa na rotina escolar dos alunos e professores, o que contribui para uma educação flexível.
Escolas participantes da OJE:
1° lugar: Flodoardo Cabral (CZS)
2° lugar: José Ribamar (Rio Branco)
3° lugar: Dom Henrique Ruth (CZS)
4° lugar: Sebastião Pedrosa (Rio Branco)