Alunos das primeiras turmas de pós-graduação para Docência em Educação Profissional são certificados pelo MEC

A noite da última sexta-feira, 27, foi de muita alegria e realização para 38 alunos que concluíram as primeiras turmas de Rio Branco do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT). Eles receberam seus certificados durante solenidade que aconteceu no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Rio Branco.

Essa foi a primeira vez que a especialização foi ofertada para a população do estado do Acre. Foram disponibilizadas mais de 1.500 vagas para todo o território nacional no ano de 2020, sendo 160 para o Acre. O curso faz parte do Programa Novos Caminhos do governo federal, e foi oferecido por meio da Secretaria de Educação Tecnológica e Profissional do Ministério da Educação (Setec/Mec) e do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).

Durante a cerimônia de certificação, houve a exibição de vídeos com depoimentos dos mediadores do Instituto Federal do Espírito Santo, que acompanharam os alunos do curso das turmas de Rio Branco. Foto: Assessoria Ieptec

Nos 12 meses de duração do curso, a pós-graduação contou com o total apoio do governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica do Acre (Ieptec) Dom Moacyr, além da parceria dos polos da UAB na capital, em Cruzeiro do Sul e em Brasileia.

A proposta da especialização, que atualmente está com novas turmas em andamento também nos três municípios citados, é habilitar profissionais das mais diversas áreas do conhecimento para lecionar nas ofertas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nas redes públicas estaduais, especialmente para os cursos técnicos em nível médio, além de estimular a produção e difusão de conhecimentos sobre EPT como campo de estudos, e promover a Educação a Distância como estratégia de aprendizagem.

O presidente do Ieptec, Carlos Peres,  prestigiou a solenidade de certificação e falou sobre o sentimento de gratidão em ver os alunos concluírem um curso tão importante para a formação de profissionais da EPT.

“É um desafio vencido. Só tenho a agradecer a esses alunos por acreditarem no Ieptec e por se tornarem os nossos pioneiros nessa jornada do conhecimento, que não seria possível de ser realizada sem o apoio da Setec/Mec, do governo do Estado, do Ifes e dos esforços do governador Gladson Cameli e do deputado federal Alan Rick, que tem lutado em Brasília para abrir portas para o Ieptec junto à Setec/Mec, e essa pós-graduação é mais um exemplo disso”, enfatizou o gestor.

Presidente do Ieptec, Carlos Peres, em seu discurso durante a solenidade. Foto: Assessoria Ieptec

Segundo o Secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho: “O sentimento é de realização por ver os nossos profissionais evoluindo no conhecimento, e isso nos gratifica muito. O Estado oferece essa formação em parceria com outras instituições de ensino, mostrando o comprometimento do governo Gladson Cameli em oferecer capacitação de qualidade aos seus profissionais, o que vai refletir no fortalecimento do novo modelo do ensino médio que vem sendo aplicado nas nossas escolas. Com o apoio do nosso grande parceiro, o Ieptec, os nossos alunos estão tendo a possibilidade de se profissionalizarem”.

O secretário de educação, Aberson Carvalho, ao lado do presidente do Ieptec, Carlos Peres, e da coordenadora estadual do curso, Adriana Alves, e das coordenadoras das turmas, Elisângela Lima e Rosana Macêdo. Foto: Assessoria Ieptec

O curso teve duração de 12 meses e foi ofertado na modalidade a distância com alguns encontros presenciais, e, além das duas turmas de Rio Branco, mais duas turmas concluíram e também já foram certificadas, sendo uma em Cruzeiro do Sul e outra em Brasileia, totalizando 115 certificações realizadas.

Para a concludente Gracilene Bandeira, mesmo com as dificuldades enfrentadas ao longo da formação, todo o esforço valeu a pena. “A princípio, o curso seria presencial, mas devido a pandemia aconteceu de forma remota. Foi um período difícil, pois perdemos inclusive colega de classe para o vírus. A minha formação acadêmica é em gestão pública e administrativa, e agora com essa pós-graduação em docência, um novo leque de oportunidades é aberto na minha vida profissional. Estou muito feliz! Essa foi uma oportunidade única que eu abracei”, disse Gracilene.

O deputado federal Alan Rick fez questão de comparecer à cerimônia de entrega dos certificados e também de expressar sua alegria em ver os alunos concluindo uma etapa tão significativa quanto à formação em docência em EPT.

“É uma enorme alegria poder participar de mais essa certificação, que é resultado de uma parceria forte entre governo federal, com a Setec/Mec e o Ifes, e o governo do Estado, com a Secretaria de Educação e o Ieptec Dom Moacyr. É gratificante ver que cada vez mais pessoas estão sendo qualificadas para o mundo do trabalho, uma vez que está a cada dia mais exigente. Essa noite simboliza a concretização de um sonho para todos esses alunos e para todos nós aqui presentes”, enfatizou o parlamentar.

O parlamentar parabenizou os alunos e enfatizou o papel do governo do Estado e do Ieptec nessa parceria com a Setec/Mec/Ifes. Foto: Assessoria Ieptec

Rosana Macêdo foi uma das coordenadoras do curso na capital e falou sobre a importância de uma especialização como essa. “Fazer parte de um projeto tão grandioso é sempre positivo. É uma vitória conseguir formar mais de 80% da turma em meio a uma crise chamada pandemia. E um dos nossos papéis enquanto coordenadores foi o de motivar nossos alunos a continuarem o curso. O estado do Acre poder fazer parte de tudo isso, é um avanço imenso”, salientou a formadora.

De acordo com Adriana Alves, coordenadora estadual da pós-graduação, agora a educação técnica e profissional do estado pode contar com mais 115 profissionais aptos a atuarem em um mercado cada vez mais crescente e promissor. “Agora podemos dizer que temos profissionais com habilidades e competências para trabalhar no Itinerário Formativo Profissional, ou seja, estão prontos para atender os estudantes do Novo Ensino Médio, com mais qualidade no que se refere à educação profissional. Ter o Ieptec como executor do curso, em parceria com as demais instituições envolvidas, significa um reflexo da melhoria do ensino profissionalizante lá na ponta, dentro da sala de aula, pois agora dispomos de profissionais qualificados para isso”, relatou a coordenadora.

Após a solenidade, os concludentes tiraram a tradicional foto munidos com seus certificados. Foto: Assessoria Ieptec

Atualmente, 200 alunos fazem parte das novas turmas da pós-graduação que estão com as aulas em andamento nos municípios de Brasileia, Cruzeiro do Sul e Rio Branco, com previsão de conclusão para o próximo ano.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter