Alunos da Terceira Idade concluem o curso de inclusão digital

Formatura será realizada na próxima quinta-feira

estudante.jpg

Estudante da terceira idade durante o curso de informática (Foto: Assessoria SEE)

O Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) realiza na próxima quinta-feira, 16, a formatura de 20 alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati), que concluíram o Curso de Inclusão Digital. A solenidade de encerramento será no hall do próprio núcleo, às 16h.

A oficina foi ministrada durante o período de 15 de maio a 13 de julho de 2009, por técnicos do NTE, que ofereceu todo material logístico, além do corpo profissional. Os idosos aprenderam como utilizar o sistema operacional Linux educacional, tendo noções de recursos básicos de gerenciamento de arquivos, editor de desenho e texto, além de internet.

Para Helena da Cunha, uma das contempladas com a oficina, o curso proporcionou mais interação com as pessoas, além de trazer  segurança na hora de  manusear um computador, pois antes o mundo da informática era algo desconhecido para ela. “Eu andava muito desligada de informática apesar de minha filha ter um computador quando morava lá em casa, mas nunca me interessei. A UNATI me tirou do anonimato, vim para o NTE encontrei umas professoras espetaculares, cheguei a dizer a Coordenadora que não gostaria que terminasse o curso", declara a aluna.  

A iniciativa do projeto teve como objetivo promover  a inclusão digital das pessoas que frequentam a UNATI, proporcionando a oportunidade de estarem em contato com o mundo virtual e os diversos serviços que a internet disponibiliza, encorajar e incentivar os idosos a reduzir suas apreensões em manusear o computador através de cursos de ações básicas de informática.