Setembro Amarelo

Alunos da Rede Ieptec assistem palestras sobre prevenção ao suicídio e valorização da vida

A noite de quarta-feira, 27, e a manhã de quinta-feira, 28, foram bastante movimentadas para alunos e profissionais do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Cept) Campos Pereira, unidade do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) em Rio Branco. A escola realizou diferentes atividades em alusão à Campanha Setembro Amarelo.

Alunos e profissionais do centro trabalharam suas emoções utilizando um mural dinâmico preparado especialmente para eles. Foto: Ascom/Ieptec

Como forma de trabalhar a prevenção de casos de suicídio entre adolescentes, principal público atendido atualmente nos centros da Rede Ieptec, os alunos assistiram atentamente palestras sobre o tema. Os parceiros do Ieptec na ação foram as equipes da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e da Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Equipes do Cept e da PGE com os estudantes após a palestra para as turmas do período noturno. Foto: Ascom/Ieptec

As palestras com o tema Valorização da Vida foram ministradas pelas psicólogas Paula Luane Braga, da PGE, e Florisa Sobralino Braga, da SEE. “É de grande valia trabalhar a promoção e prevenção à saúde mental no ambiente escolar. Fazer parte desses espaços é muito importante devido ao elevado número de casos de adoecimentos mentais também entre os adolescentes”, disse a psicóloga Florisa, que faz parte do Núcleo de Apoio à Psicologia Escolar e Educacional vinculado ao Departamento de Formação e Assistência Educacional da SEE.

Alunos assistiram atentamente a palestra ministrada pela psicóloga da SEE, Florisa Sobralino. Foto: Ascom/Ieptec

“É muito importante termos essas palestras porque ajudam a valorizar a nossa vida, ter uma alimentação saudável e uma saúde mental boa, e isso tudo agrega muito em nossas vidas”, comentou o estudante Esaú Yuri Sena.

“Nós, do Cept Campos Pereira, e toda a Rede Ieptec estamos envolvidos nessa campanha. Oferecemos oficinas sobre valorização da vida para os nossos alunos, e disponibilizamos atendimentos no nosso espaço bem-estar”, descreveu a coordenadora-geral do Cept, Susie Lamas.

No local, são aplicadas técnicas relaxantes e terapêuticas, como, auriculoterapia, ventosaterapia e massagem relaxante.

Um dos colaboradores do centro recebendo a terapia com ventosas. Foto: Ascom/Ieptec

É uma forma de contribuir para a manutenção da saúde física e mental das equipes do Ieptec. “Essas práticas alternativas com os colaboradores ajudam a relaxar, desestressar, amenizar dores musculares, tornando o ambiente de trabalho mais harmônico e produtivo”, disse a terapeuta, especialista em docência, Lane Santos.

Na ocasião, a coordenadora do centro, Susie Lamas, entregando o laço amarelo, símbolo da campanha, ao presidente do Ieptec, Alírio Wanderley. Foto: Ascom/Ieptec

O presidente do Ieptec, Alírio Wanderley, também prestigiou as ações. “É muito relevante termos essas atividades em nossas unidades, afinal, a saúde mental dos nossos alunos e colaboradores merece toda a nossa atenção e zelo”, disse o gestor.