Alunos da rede estadual iniciam ano letivo com muita expectativa

Secretário Daniel Zen abriu atividades em duas escolas

escola_antonia_fernand4562678.jpg

Secretário Estadual de Educação, Daniel Zen, participa de aulas inaugurais na rede pública (Foto: Assessoria SEE)

Entusiasmo, alegria e muita ansiedade para reencontrar os amigos e professores. Esse foi o clima estampado no rosto de milhares de estudantes no retorno às aulas da rede pública estadual nesta segunda-feira, 14. A abertura oficial foi realizada com aulas inaugurais em duas escolas e teve como principal convidado o secretário de Educação, Daniel Zen. No turno da manhã, a cerimônia aconteceu na escola Serafim Salgado, e na parte da tarde, na escola Antonia Fernandes.

Convidada para dar as boas-vindas ao secretário, a estudante Fernanda Vanilzia, 13 anos, do nono ano da escola Serafim Salgado, ficou satisfeita em ter a presença do gestor na escola. “Achei ótimo porque ele é o responsável em fazer os programas que vão nos beneficiar. Minha expectativa é muito boa e espero que cada um de nós dê o melhor este ano”, disse.

Na oportunidade, o secretário conversou com os professores sobre as metas e expectativas para o ano letivo, ressaltou a importância de se manter um trabalho baseado no regime de colaboração e de muito entusiasmo ao longo do ano, para que o Estado continue a conquistar os indicadores que vem alcançando. “Não podemos nos acomodar com os nossos avanços. Não podemos deixar a situação se estabilizar. Os novos desafios só  podem ser impostos porque tivemos sucesso anterior”, frisou. Daniel Zen ressaltou ainda que um dos principais desafios que terá de enfrentar é o combate à evasão no ensino médio.

Professora há 25 anos, Carmosa Santos é moradora do Aeroporto Velho, mesmo bairro da escola Serafim Salgado, onde leciona há mais de 15 anos. Ela avaliou a presença do secretário como positiva para a comunidade escolar. “Essa foi a primeira vez, em 25 anos, que vi um secretário dentro da escola no primeiro dia de aula. Isso é importante porque vem somar com o nosso trabalho, que é de parcerias. Todos juntos conseguiremos elevar ainda mais a qualidade do nosso ensino.”

Alunos querem aprender mais

aluno_ganha_bicicleta64506843.jpg

Por ter alcançado a melhor média da escola, Fernando foi presenteado pelas mãos do secretário de Educação com uma bicicleta (Foto: Assessoria SEE)

Para Luiz Fernando, aluno da escola Antonia Fernandes, a média 9,9 no quarto bimestre, obtida no ano passado, não foi suficiente. Ele quer média 10, e para alcançar seu objetivo não poupará esforços em 2011. “Eu quero ser o melhor porque no futuro vou ter mais oportunidades.” Por ter alcançado a melhor média da escola, Fernando foi presenteado pelas mãos do secretário de Educação com uma bicicleta dada pela direção da escola.

Mas a sede por conhecimento na escola Antonia Fernandes também está em outros estudantes, como no aluno João Paulo, 14. Participante ativo de atividades culturais que a escola desenvolve, ele promete que 2011 vai ser bem melhor, pois pretende fazer outras atividades que fortaleçam seu conhecimento. “Com atividades culturais, sinto que nossa criatividade e concentração ficam bem melhores e aumentam minha capacidade de aprender”, disse.

Atualmente, de acordo com o Censo Escolar de 2010, realizado pelo Ministério da Educação, a rede pública estadual compreende 155 mil estudantes e 661 unidades educacionais, sendo 180 urbanas e 481 rurais, que são atendidas por aproximadamente 6.400 professores. Para atender a demanda crescente, o governo do Estado realizou recentemente um concurso que incorporou mais 432 profissionais ao quadro de professores efetivos do Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter