Alunos da escola Salgado Filho recebem certificação do Proerd

Alunos da escola Francisco Salgado Filho participaram, nesta terça-feira,3, da formação do Programa Educacional de Resistência as Drogas (Proerd). O programa, com o tema Criança longe das Drogas, é desenvolvido pela Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e esportes (SEE).

O programa tem como principal objetivo atuar na prevenção ao uso de drogas e ao combate e disseminação da violência dentro e fora do ambiente escolar. Foram entregues ao todo cerca de 90 certificados de conclusão de curso, para 6 turmas de 5° ano de alunos com idades de 9 a 12 anos.

A formatura contou com a presença de pais, professores e aluno soldados da Polícia Militar. Foto: Mardilson Gomes/SEE

De acordo com o 1° tenente da PMAC, Leandro Filho, coordenador estadual do Proerd, o programa formou, neste segundo semestre do ano letivo, cerca de 2,7 mil alunos de escolas da rede pública estadual, somente na capital acreana. “A inserção do Proerd nas escolas é de suma importância, dessa forma nós buscamos trazer para esses estudantes, por meio de conteúdos didáticos e orientações, um ensinamento para que eles tenham discernimento sobre os problemas que as drogas causam, além da conscientização sobre a violência, com isso formando cidadãos críticos”, acrescentou o Coordenador Estadual.

“Esse projeto já faz parte da nossa escola e é de fundamental importância. Com isso, ele contribui diretamente com a formação do aluno em ser um bom cidadão em meio a nossa sociedade. Eu como mãe e professora, me preocupo muito com essa temática de prevenção da violência e ao uso de drogas. Então, o Proerd contribui mostrando os caminhos corretos que nossos pequenos estudantes devem seguir”, comentou a gestora da escola, Rosemeire Paiva.

O programa tem como intuito a prevenção ao uso de drogas e ao combate a violência dentro e fora da escola. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Além da certificação, a formatura contou ainda com a premiação com medalhas de honra para os alunos que produziram redações destaques durante o período de curso. Com isso, participaram da solenidade os coordenadores do programa, Professores, Gestor, pais e alunos formandos, além da presença de alunos soldados da Polícia Militar.

“Uma das melhores experiências desse ano para mim foi participar do Proerd. É um programa muito legal, que você pode aprender sobre muita coisa sobre combate às drogas e violência, além de respeitar mais os pais, não praticar bullying e ser mais atenciosa na escola e em casa”, relatou Ana Clara, 10, aluna do 5° ano e uma das ganhadoras de melhor redação.

Além do certificado os alunos receberam medalhas de honra na produção de redações com orientações dos professores soldados. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O Proerd foi criado em 1999 e até o ano de 2018 formou cerca de 170 mil crianças e adolescentes. Atualmente, o programa atende 27 escolas da rede pública estadual de ensino na capital, além de escolas particulares e em outros municípios de estado. Além disso, de acordo com o coordenador do programa, Leandro Filho, a ação será expandida com enfoque nas zonas rurais dos municípios.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter