Estudantes que integram o curso teórico para obter a Carteira Nacional de Habilitação participaram neste sábado, 16, de uma palestra sobre primeiros socorros, ministrada por representantes do Corpo de Bombeiros. A capacitação faz parte de convênio celebrado entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Secretaria de Estado de Educação (SEE). Além da teoria os alunos tiveram ainda demonstrações práticas, com auxílio de um boneco.
A palestra visa levar aos alunos noções de como proceder em situações de acidentes, principalmente os de trânsito, além de como e a que ponto agir em relação às vítimas, até que o devido socorro chegue ao local. Foram demonstradas técnicas para reanimação, parada cardiorrespiratória, fraturas, hemorragias, entre outros incidentes que eventualmente possam ocorrer.
De acordo com o palestrante do Corpo de Bombeiros, sargento Brito, é importante capacitar esses jovens, porque assim, eles vão saber como se portar diante de um ocorrência, já que eles potencialmente também irão compor o trânsito como condutores de veículos. “Acredito que seria ideal se todos passassem por uma palestra como esta. Todos estamos sujeitos a qualquer situação de acidente e é preciso saber o que fazer”, avalia.
O instrutor do curso teórico, Erbson Maia, explica que são feitas sempre atividades práticas para que os alunos possam interessar-se pela temática do trânsito. “Outras atividades já foram anteriormente realizadas, como a prática de educação no trânsito que fizemos ano passado. São adolescentes de 15 a 17 anos e precisamos tentar fazer coisas diferentes do que o trivial”, conclui.