Alunos conhecem programa de recuperação da bacia do Rio Acre

Alunos, produtores e ribeirinhos visitam área de recuperação do rio Acre (Foto: Assessoria Sema)
Alunos, produtores e ribeirinhos visitam área de recuperação do Rio Acre (Foto: Assessoria Sema)

Dando continuidade à programação de comemoração da Semana do Meio Ambiente, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema) visitaram na quinta-feira, 5, a colônia Nova Esperança, no seringal Bagaço, em Rio Branco, situada na bacia do Rio Acre. 

O objetivo foi apresentar aos alunos da escola Santa Lúcia II e produtores rurais e ribeirinhos a área recuperada pelo Programa de Conservação e Recuperação de Nascentes e Matas Ciliares da Bacia do Rio Acre, a fim de sensibilizá-los quanto à preservação ambiental. A propriedade pertence à família da produtora rural Alcilene Cunha de Souza. 

“Meu Desejo era receber na minha propriedade os alunos da escola onde estudei e contar pra eles como estamos fazendo para recuperar a beira do rio Acre. Antes do meu pai falecer ele já não desmatava a beira do rio, fez viveiro de mudas, cerca de isolamento para impedir a passagem do gado e iniciou o plantio que vamos cuidar, pois esse era seu sonho”, relembra o filho de Alcilene, João Paulo Souza, que sonha em dar continuidade ao trabalho do pai.

Para Marli Ferreira, coordenadora da Sema, as ações pelo meio ambiente se tornam eficazes quando compreendidas e assimiladas por pessoas comuns. “Você percebe um verdadeiro engajamento nas questões ambientais quando as pessoas aderem e compreendem as melhorias de seu modo de vida”, conclui.

O objetivo do governo ao realizar estas ações é efetivar atividades cujos resultados cheguem a todos por meio de ações ambientais precisas, como é o caso do Cadastro Ambiental Rural (CAR), das ações de combate às queimadas e incêndios florestais, e  dos programas de proteção das áreas naturais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter