Alunos apresentam TCCs da pós-graduação de Tecnologias em Educação

Voltado para o processo de formação continuada dos professores em contato com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o Curso de Especialização Tecnologias em Educação chegou ao fim na última quarta-feira, 3, no auditório do Centro de Educação Permanente (Cedup), com a apresentação dos trabalhos de conclusão de curso (TCCs) dos onze concludentes, vindos das redes estadual e municipal de Educação de Rio Branco, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Senador Guiomard e Xapuri.

 

O Curso de Especialização Tecnologias em Educação chegou ao fim na última quarta-feira, 3 (Foto: Assessoria SEE)

O Curso de Especialização Tecnologias em Educação chegou ao fim na última quarta-feira, 3 (Foto: Assessoria SEE)

 

O curso a distância teve como principal objetivo a continuidade da capacitação dos educadores, trabalhando o desenvolvimento de competências que permitam o uso das tecnologias político-pedagógicas, além de possibilitar a compreensão dos vários usos das novas mídias dentro do ambiente educacional e da articulação entre as atividades de gestão e a prática educativa mediada por tecnologias.

Iniciado em 2011 e contabilizando carga horária de 400 horas, o curso foi uma pós-graduação realizada graças ao governo do Estado do Acre, através da parceria entre Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

A atualização dentro do contexto das novas tecnologias se faz necessária graças ao crescente número de ferramentas digitais que entram em contato com os alunos: atualmente, 277 escolas da rede estadual de ensino possuem laboratórios de informática, traduzidos na necessidade de unir inovação com aplicação pedagógica.

Gleice Maria de Oliveira Moreira, coordenadora estadual do curso, explica que a utilização pedagógica das TIC na rede pública de ensino é um componente importante na busca de qualidade na educação, integrando, assim, as políticas públicas de formação de profissionais que atuam na rede escolar, considerando-se que as novas metodologias são imprescindíveis para aprender e ensinar nos tempos da cultura digital.

Com a defesa do trabalho intitulado “Formação Continuada – Refletindo a Experiência”, Maria Izauníria Nunes da Silva é uma das 11 concludentes da turma deste ano. “Espero que o trabalho realizado até aqui possa ser aproveitado pelos próximos participantes da futura oferta”, disse.

Histórico de oferta da pós-graduação

1ª oferta: 2006 – 2007 / 18 concludentes

2ª oferta: 2009 – 2010 / 101 concludentes

3ª oferta: 2011 – 2013 / 11 concludentes

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