Alunos apresentam pesquisas científicas no Pibic Júnior

A exposição teve o objetivo de dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas (Foto: Diego Gurgel/Secom)
A exposição teve o objetivo de dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O resultado de pesquisas científicas realizadas por alunos de ensino médio participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic Júnior) foram apresentados à comunidade escolar nesta quinta-feira, 26, em exposição na Escola Estadual Armando Nogueira.

“As tecnologias evoluem constantemente, e precisamos saber lidar com isso”, explicou a aluna Raiane Gomes, da Escola Estadual José Ribamar Batista (EJORB), uma das autoras da pesquisa “Gêneros Textuais Digitais”. O objetivo do trabalho era a integração de recursos para facilitar a construção de textos educacionais.

Todos os alunos são bolsistas da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), no entanto haviam projetos orientados pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) e Instituto de Matemática, Ciência e Filosofia, pertencentes à Secretaria de Estado de Educação.

As capacidades desenvolvidas nessa modalidade de aprendizado despertam potencialidades profissionais, ressalta a diretora técnico científica da Fapac, Catarina Almeida.

“Se o aluno começa no ensino médio a fazer pesquisa, quando chegar à universidade, já vai estar familiarizado com temas e metodologias, e também vai saber qual linha de pesquisa seguir”, pontua Catarina.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter