Aluno da rede estadual ganha concurso de redação dos Correios

Segundo lugar ficou para aluna da Escola Craveiro Costa, do município de Cruzeiro do Sul

 

700.jpg

Estudante e a direção da instituição receberam como prêmio certificados e um DVD portátil com tela LCD (Foto: Eunice Caetano/SEE)

Foi entregue na manhã desta quarta-feira, 27, pelo diretor regional dos Correios no Acre, João Dávila, a premiação do 38º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU). Com o tema “Como condições de trabalho decentes podem levar a uma vida melhor” o vencedor da etapa estadual foi o estudante do 2º ano do ensino médio, da Escola José Rodrigues Leite, Dyemison Pinheiro, de 15 anos. Ao todo, 56 redações foram enviadas para concorreram ao prêmio no Estado.

Como prêmio, o estudante e a direção da instituição receberam certificados e um DVD portátil com tela LCD. O segundo colocado foi Sebastiana Tabosa Gomes, da Escola Craveiro Costa, do município de Cruzeiro do Sul, que ganhará juntamente com a instituição aparelho de som portátil com leitor de CD, MP3 e rádio. Já o terceiro lugar ficou com Natália Anjos Mendes, do Colégio Acreano.

“Fiz a redação sem imaginar que iria ganhar. Minha carta foi uma tentativa de encontrar soluções para as dificuldades vivenciadas no cotidiano, por profissionais das escolas públicas”, explica Dyemison Pinheiro. Em seu discurso para os colegas de turma, o estudante disse que sua relação com a escrita vem desde criança. “Quando eu era pequeno minha mãe sempre me estimulava a ler. Lembro que muitas vezes ela me mandava procurar significados de palavras no dicionário e isso me fez aprender muito”, revela.

Os quesitos avaliados pelo processo seletivo foram: que a redação tivesse no mínimo quinhentas palavras, coerência com o tema, originalidade, idéias expressas, vocabulário, criatividade e compatibilidade da redação com a idade e série cursada pelo estudante.

Para a coordenadora pedagógica, Ivanilde Lima, o êxito da escola se deve a gestão da escola que incentiva os alunos a participarem dessas competições que estimulam a qualidade do ensino. “Nos sentimos felizes em ter um aluno excelente em todas as disciplinas como vencedor de mais um concurso”, declara.      

A União Postal Universal (UPU) tem como objetivo desenvolver a habilidade de composição de estudantes, contribuir para o estreitamento das relações de amizades internacionais e aprimorar a comunicação através da escrita em estudantes de 9 a 15 anos, matriculados em instituições de ensino das redes pública e privada de todo o país. 
 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest