“Queria encontrar uma forma de ajudar os cidadãos com ideias, e a conscientização sobre o assunto ambiental me pareceu ser o correto para este projeto. A juventude hoje está mais aberta ao pensamento democrático, às novas práticas e ao incentivo à participação dos estudantes em assuntos políticos”.
Este é depoimento do estudante Edicley da Costa Araújo, de 17 anos, que foi o único acreano selecionado para a edição 2013 do Parlamento Jovem Brasileiro, iniciativa realizada anualmente e que tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático.
O aluno, da escola José Rodrigues Leite, teve a ideia para seu Projeto de Lei envolvendo Agricultura, Pecuária e Setor Industrial da propriedade de gado dos avós, sendo que Edicley realizou uma pesquisa de técnicas da Rússia e dos Estados Unidos que podem ajudar a reduzir a desintegração ambiental, e em como esses métodos podem ser exportados positivamente para o Brasil.
“Meu projeto propõe a reeducação dos trabalhadores rurais, e em conscientizá-los sobre planejamentos que ajudem a diminuir o desmatamento. Assim como eu, espero que outros estudantes acreanos participem desse e de muitos outros concursos nacionais e locais”, disse Edicley.
A viagem dos 78 alunos do Parlamento Jovem Brasileiro, selecionados pela Câmara dos Deputados, será feita entre os dias 23 e 27 de setembro, onde os alunos acompanham a simulação da rotina dos trabalhos legislativos, para despertar os jovens parlamentares para a reflexão crítica e para a representação política por meio da vivência do processo democrático.