As alunas do curso de Aperfeiçoamento de Nível Técnico em Rede Básica do Instituto Dom Moacyr (IDM) desenvolveram atividades de planejamento familiar na Unidade de Saúde da Família (USF) Sousa Araújo, localizada na BR-364, km 11, e na Unidade de Saúde da Família do Bairro 15, Eduardo Assmar.
O público do curso é formado pelos técnicos de enfermagem da rede Básica de Saúde, que trabalham em centos, unidades básicas e módulos de saúde.
Como primeira atividade de prática do curso, o objetivo foi sensibilizar as gestantes quanto à importância de realizar o planejamento familiar, demostrando os métodos anticonceptivos existentes, como utilizá-los e quais medicamentos não impedem o aleitamento materno.
A oferta do curso de Aperfeiçoamento Técnico em Enfermagem é uma ação do Ministério da Saúde e do governo do Acre, que tem a meta de reduzir a mortalidade materna e neonatal através da prevenção e promoção da saúde.
O acompanhamento às gestantes se dá com agendamentos de encontros através do pré-natal, onde elas recebem orientações sobre a importância da alimentação saudável para a mãe e o bebê, sinais do trabalho de parto, as intercorrências puerperais e os cuidados com recém-nascido. Os grupos de gestantes já existem nas unidades de saúde da família, e as educandas estão apenas intensificando as ações.
“O governo do Estado prioriza a atenção à saúde da população e investe na qualificação de profissionais para atuar com excelência nas unidades de saúde da família, oferecendo cuidados desde a gestação até o desenvolvimento da criança”, enfatiza o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.
Lucirene Aparecida, aluna de aperfeiçoamento e servidora da USF do Taquari, que realizou uma palestra com grávidas sobre métodos contraceptivos, disse que o curso é excelente. “Eu tenho aprendido bastante, e isso tem me ajudado a trabalhar de forma mais qualificada. Estou tendo uma nova visão sobre o trabalho em saúde, graças ao trabalho de valorização do servidor, que o governo faz”, destacou.