Aluna do Estado é selecionada em concurso nacional para estudar no Rio de Janeiro

A boa política educacional colocada em prática desde 2019 pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), que vislumbra o aluno em primeiro lugar e zela qualidade do ensino, começa a gerar os primeiros resultados positivos.

Ana Beatriz Pereira de Araújo, 14 anos, que ainda está em fase de conclusão do 9º ano do ensino fundamental, anos finais, na Escola estadual Padre Carlos Casavecchia, localizada no bairro Xavier Maia, em Rio Branco, foi selecionada para estudar, a partir do ano letivo de 2021, na escola Sesc de Ensino Médio, no Rio de Janeiro.

Parece algo fácil, só que não. Todos os anos, a escola Sesc de ensino médio, que funciona desde 2008, seleciona alunos de todo o país, oportunizando uma educação voltada para a formação pessoal e profissional do aluno. Do Acre, um menino e uma menina são selecionados.

Apesar de ser filha única, dona Charlene deseja sorte e sucesso à filha Ana Beatriz Foto: Stalin Melo

Para se ter uma ideia, a escola funciona em regime de internato, onde os alunos saem apenas durante as férias. Segundo a professora Silzete Lima, gestora da escola Carlos Casavecchia e uma entusiasta pela aprovação de Ana Beatriz, diz que o Sesc possui toda uma infraestrutura para atender oferecer uma educação de qualidade aos alunos.

Ela conta que há um restaurante, teatro e alojamentos, onde além dos próprios alunos, residem também os professores e o diretor da escola. “Além das disciplinas obrigatórias, há também um conjunto de eletivas, sem falar dos cursos que são oferecidos e os alunos saem de lá já com certificados”, informa.

Por um lado, Ana Beatriz está ansiosa para o início das aulas agora no mês de março. Por outro, sua mãe, Ana Charlene de Araújo, também dá todo o apoio para a filha. “Apesar de ser filha única, torço para que dê tudo certo. Eu vou sentir saudades, mas é a vida dela”, ressalta.

Se depender de Ana Beatriz, seus estudos estão apenas começando. Quando concluir o ensino médio na Escola Sesc pretende estudar Astronomia. “Como é um curso que não tem aqui no Acre, certamente, terei que ficar no Rio de Janeiro mesmo”, fez questão de dizer.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter