Aluna do Acre é destaque em escola de arte e design de São Paulo com projeto de inspiração indígena

O ladrilho hidráulico pensado pelo grupo e inspirado na pintura de pele típica dos índios que vivem no Acre. (Foto: Arquivo)

O ladrilho hidráulico pensado pelo grupo e inspirado na pintura de pele típica dos índios que vivem no Acre. (Foto: Arquivo)

Desenhos da cultura indígena acreana foram a inspiração da acreana Thainá Matias para um ladrilho hidráulico decorativo. O projeto foi vencedor de um concurso interno realizado pela escola onde ela estuda, a Panamericana Escola de Arte e Design, com apoio da empresa de ladrilhos Dalle Piagge.

A atividade foi realizada em grupo com 23 alunos do primeiro ano do curso de design de interiores com o objetivo de estimular a criatividade além da teoria e aprofundar os conceitos desenvolvidos em sala de aula. Thainá, idealizadora do design, e as colegas Cláudia Marques e Telma Sabino foram as vencedoras da atividade.

Segundo a aluna acreana, que mora em São Paulo há apenas três meses, ao receberem do professor a orientação sobre a criação do design para o ladrilho, imediatamente veio o sentimento do seu Estado, onde as formas geométricas da cultura indígena sempre lhe chamaram a atenção. “Quis retratar a alma da nossa floresta amazônica, trazendo essas simbologias que expressam sentimentos e crenças, raízes de todo brasileiro. O projeto traz duas forças intensas do Acre: a jiboia e a borboleta, que representam, respectivamente, força e liberdade”, explica.

O ladrilho hidráulico pensado pelo grupo e inspirado na pintura de pele típica dos índios que vivem no Acre foi desenvolvido ficticiamente para o hall de um restaurante de comida brasileira. “O conjunto de sensações foi finalizado pelas cores, que simbolizam a mistura de raças e culturas, sendo a cor craft claro o retrato da pele do homem branco, enquanto o vermelho vivo do urucum, fonte de matéria-prima para pinturas indígenas, simboliza o índio”, acrescenta. 

Acredito e valorizo muito a nossa cultura disse Thainá Matias. (Foto: Arquivo)

Acredito e valorizo muito a nossa cultura disse Thainá Matias. (Foto: Arquivo)

Além da participação efetiva do professor Pedro Cagnazzo, o sócio da Dalle Piagge e ex-aluno da Panamericana, Divo Picazio Jr, esteve presente durante todo o processo, tirando dúvidas e esclarecendo técnicas. Ele também abriu as portas da indústria, para que todos pudessem conhecer o processo de fabricação e aplicação de um ladrilho hidráulico. Alem disso, irá produzir o protótipo do ladrilho vencedor como prova de reconhecimento do trabalho.

De acordo com o professor Cagnazzo, o trabalho desenvolvido pelo grupo foi escolhido por ter aliado de forma segura os conceitos vistos em sala de aula, além de ter uma aplicabilidade fácil. O aspecto regional e o caráter afetivo da proposta também foram levados em consideração na hora da escolha.

“Acredito e valorizo muito a nossa cultura. Para mim e, certamente, para meus colegas também, ter um trabalho inspirado nas riquezas que existem no Acre, reconhecido por profissionais que admiro, pela Panamericana e pela Dalle Piagge, é motivo de grande alegria”, comemora Thainá.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter