Aluna acreana participa do projeto Jovem Senador em Brasília

Maria Carolina Wiciuk e senador Jorge Viana em Brasília (Foto: Cedida)
Maria Carolina Wiciuk e o senador Jorge Viana em Brasília (Foto: Cedida)

Reunindo 27 alunos desde a última segunda-feira, 17, o projeto Jovem Senador deu início às atividades de sua edição 2014 em Brasília, proporcionando aos estudantes de ensino médio selecionados a oportunidade de presenciar, ao vivo, o funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

Do Acre, a selecionada foi Maria Carolina Wiciuk, aluna de 15 anos do segundo ano de ensino médio do Colégio Estadual Armando Nogueira (Cean). Para participar, ela escreveu, sob orientação de sua professora de língua portuguesa, a redação proposta pelo projeto, com o tema “Se eu fosse senador…”.

“No meu texto, utilizei não apenas o conhecimento de língua portuguesa, mas informações de história e sociologia. Busquei fazer uma análise histórica e destaquei como os elementos negativos ainda impedem o progresso do nosso país, como o racismo e a discriminação de gênero”, explicou a jovem.

Além da estudante acreana, os autores das outras 26 melhores redações – uma por unidade da Federação – irão vivenciar até o dia 21 deste mês, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República, acompanhados dos respectivos professores.

Nas redes sociais, o senador Jorge Viana, presente ao evento, elogiou a produção textual da jovem senadora e o trabalho realizado pelo projeto. “Este ano, 100 mil estudantes mobilizaram-se para participar. Hoje, demos posse no Senado aos jovens senadores do Brasil”, disse Viana.