Direitos Humanos

“Alimentação é o primeiro dos direitos”, diz deputado Ananias em Rio Branco

Patrus Ananias: “A interpretação de Castro não é conformista” (Foto: Diego Gurgel/Secom)

“A alimentação não é apenas um direito humano, é o primeiro dos direitos”, afirmou o deputado federal Patrus Ananias (PT-MG), na tarde desta sexta, 17, no teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac). O tema de sua palestra foi “Geografia da Fome 70 anos depois”, sobre a obra clássica do médico, cientista social e ativista pernambucano Josué de Castro (1908-1973).

Quando “Geografia da Fome” foi lançada, em 1946, antecipava alguns dos conteúdos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948.

Josué de Castro foi embaixador brasileiro na ONU (Foto: internet)

No Brasil, o estudo encontrou resistência por parte da comunidade científica, que frequentemente atribuía a fome ao excesso populacional e ao clima. O trabalho de Castro ajudou a derrubar esses mitos, apontando a necessidade de se estabelecer novas políticas de distribuição alimentar e a implantação da reforma agrária. A concentração da riqueza, o modo de organizar a produção, a agricultura familiar, a agroecologia e o cooperativismo também foram contemplados em sua pesquisa.

Afirmações como “existem dois terços de pessoas que não dormem porque sentem fome, e um terço de pessoas que não dormem por medo dos que sentem fome” ou “os ingredientes da paz são o pão e o amor” estão presentes ao longo da extensa e respeitada obra de Josué de Castro. “Geografia da Fome”, que se tornou um clássico da ciência brasileira, foi traduzido em 25 idiomas.

Castro foi embaixador brasileiro na ONU e indicado ao Nobel da Paz quatro vezes, nas décadas de 50 e 60. Com o Golpe de 1964, foi destituído do cargo de embaixador-chefe em Genebra e seus direitos políticos foram suspensos pela ditadura militar. Morreu em Paris, com saudades do Brasil.

Relatório da ONU sobre a fome

O relatório “O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo” de 2015, divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), afirma que o Brasil reduziu em 82,1% o número pessoas subalimentadas no período de 2002 a 2014. A queda é a maior registrada entre as seis nações mais populosas do mundo, e também é superior à média da América Latina, que foi de 43,1%.

O palestrante

A palestra foi realizada no teatro da Ufac (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Patrus Ananias é advogado e professor. Foi o ministro do Desenvolvimento Agrário do Brasil durante o segundo mandato de Dilma Rousseff (2015-2016), ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no governo Lula (2004-2010) e prefeito de Belo Horizonte (1993-1996).

Veio à capital acreana a convite do gabinete do deputado federal Raimundo Angelim, com apoio da Prefeitura de Rio Branco, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) e Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).