Aleac homenageia personalidades que contribuem para o desenvolvimento do Acre

O padre Massimo Lombardi foi convidado para representar os homenageados durante a sessão (Foto: Val Fernandes/Secom)
O padre Massimo Lombardi foi convidado para representar os homenageados durante a sessão (Foto: Val Fernandes/Secom)

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou nesta terça-feira, 17, a Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadão Acreano e Moção de Aplauso, que homenageou personalidades, brasileiras ou não, comprometidas com o desenvolvimento do Estado. “Efetuamos uma dinâmica política de integração entre esta casa de leis e os cidadãos, que, a partir de hoje, passam a ser acreanos de fato e de direito”, disse o presidente Elson Santiago.

“Cada um dos que aqui se encontram, representam uma parcela dos que contribuem com o nosso Estado. Não tenho dúvida que vocês são merecedores de receber essa honraria”, declarou o deputado Wherles Rocha. Para o deputado Astério Moreira, “ser acreano é quase um dialeto, é um sentimento muito grande de amor a esta terra e ao próprio Brasil. O Acre os abraça com carinho, amor e dignidade”.

Natural da Itália, o padre Massimo Lombardi foi convidado para representar os 68 nomes agraciados durante a sessão. “Quem escolhe o Acre, certamente, é porque tem um ideal na vida, tem alguma coisa no coração que toca profundamente”, disse. “Eu me sinto feliz, porque encontrei uma verdadeira casa. E nem posso dizer que é minha segunda pátria, porque eu já decidi continuar vivendo, trabalhando e somando forças aqui, ao lado de tantos irmãos, colegas e dessa população maravilhosa.”

Com 10 anos de residência no Acre, André Zílio sentiu-se emocionada com o título (Foto: Val Fernandes/Secom)
Com 10 anos de residência no Acre, André Zílio sentiu-se emocionada com o título (Foto: Val Fernandes/Secom)

A secretária-adjunta de Comunicação (Secom), jornalista paraense Andréa Zílio, acaba de completar uma década de residência no Estado. Emocionada com a homenagem, ela diz que já se sente acreana, porque está no lugar onde aprende diariamente. “O Acre me acolheu como filha. Sou grata a todos os amigos e colegas de trabalho, que sempre me apoiaram. Tento contribuir com o Estado, e isso é o mínimo que posso fazer enquanto cidadã”, enfatizou.

Moção de Aplauso

Brasileiros ou não, 68 personalidades foram agraciadas (Foto: Val Fernandes/Secom)
Brasileiros ou não, 68 personalidades foram agraciadas (Foto: Val Fernandes/Secom)

Em audiência pública da Comissão Agrária da Aleac, realizada no dia 5 deste mês, os deputados Jamyl Asfury e Marileide Serafim receberam os moradores do Projeto de Assentamento (PA) Itaúba, de Manoel Urbano, e o diretor-presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Glenilson Figueiredo, além de representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município.

No encerramento da sessão, Asfury sugeriu uma votação, a fim de saber se o público era a favor de que o secretário recebesse moção de aplausos da Casa. Com resultado positivo, o titular da pasta foi homenageado nesta terça-feira, 17, pelo serviço prestado. O Acre é o primeiro estado do país a estabelecer a regularização fundiária como política de governo, decisão que possibilita, ainda, acesso a diversos benefícios, como o Luz para Todos e o Programa Nacional de Habitação Rural, integrante do “Minha Casa, Minha Vida”.

Agraciados pela Sessao Solene de Outorga do Titulo de Cidadao Acreano