A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), em sua última sessão do ano, realizou na manhã desta quinta-feira, 13, a entrega de títulos de Cidadão Acreano e Moções de Aplausos para pessoas, entidades e empresas que contribuem para o fortalecimento e o crescimento do estado. Uma cerimônia tradicional, originada em 1963 e marcada por muita emoção e felicidade por parte das 75 pessoas que receberam o título de Cidadão e Cidadã Acreana e as 44 moções de aplauso para pessoas, empresas e entidades.
O presidente da Aleac, deputado Élson Santiago, explicou que a entrega de títulos de Cidadão Acreano é feito para, “as pessoas que vieram de outros estados, ou outros países e que escolheram o Acre para viver. São pessoas que trabalham pela nossa sociedade e conquistaram feitos valoráveis”. O reconhecimento do título de Cidadão Acreano acaba não sendo apenas um reconhecimento da Aleac, mas de toda a sociedade acreana.
Para a deputada Marineide Serafim, em nome da oposição, “Agradecemos a Deus que vocês [cidadãos com o título] escolheram esse estado tão pequeno, mas grandioso de coração para viver, trabalhar e constituir família”. Em nome da bancada de sustentação/situação, o deputado Astério Moreira disse que, “Se nós fossemos parar para ver a história de cada um aqui, teríamos em cada caso um exemplo de vida. Nós estamos dizendo a todos vocês, ‘Sejam bem vindos a esse lugar que nós moramos e vivemos’”.
Entre os homenageados deste ano com Moção de Aplauso estiveram o prefeito eleito de Rio Branco, Marcus Alexandre, em reconhecimento por seu desempenho como diretor-presidente do Deracre; a primeira dama do Estado, Marlúcia Cândida, pela criação do Acre Solidário, programa de solidariedade que ajudou milhares de pessoas principalmente durante a alagação do Rio Acre; e o próximo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Roberto Barros.
Marlúcia Cândida, que na ocasião representava todas as mulheres e o governador Tião Viana, fez questão de ressaltar que, “essa moção não é só pra mim, mas pra todos que fazem parte dessa ajuda ao próximo que é o Acre Solidário. Meu muito obrigada a todos os nossos colaboradores e a todos vocês”. O prefeito eleito Marcus Alexandre também fez questão de agradecer principalmente sua equipe, “ano passado eu recebi o título de Cidadão Acreano e foi como se eu recebesse a minha segunda certidão de nascimento. Sobre essa moção, eu não fiz nada sozinho, a gente só trabalha bem em equipe, e é com os meus companheiros do Deracre que eu a divido”.
Entre as pessoas contempladas com título de Cidadão Acreano, destaque para a engenheira Gicélia Viana Médici de Aguiar, esposa do prefeito eleito, Marcus Alexandre, nascida no Mato Grosso do Sul, mas criada em Boca do Acre (AM). O Secretário de Pequenos Negócios, José Reis, também recebeu o título de Cidadão Acreano. Para ele, “nesse momento eu sinto um sentimento de gratidão, que é tudo que eu também sinto pela terra acreana. Na Secretaria de Pequenos Negócios fazemos um trabalho coletivo e estou muito feliz e honrado por esse reconhecimento”.