Aldeia FM estreia o programa “Gente Grande” em 2014

Carol di Deus diz que esse projeto é um estímulo para a vida e desenvolve o lado sensível que a arte proporciona (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Carol di Deus diz que esse projeto é um estímulo para a vida e desenvolve o lado sensível que a arte proporciona (Foto: Diego Gurgel/Secom)

A vontade de expressar os questionamentos dos adolescentes por eles próprios sempre foi tema de debate pelos jovens da sociedade em diversos veículos de mídia, sejam digitais impressos, nas redes sociais ou outros mecanismos de interação.

A ideia de três adolescentes juntou esse anseio, e o desejo de acrescentar algo novo à voz do rádio acreano trouxe o projeto piloto chamado “Gente Grande”, que, apesar do nome, tratará de assuntos diversos, independentemente da idade.

Virgílio Viana, de 11 anos, Lua Russo, 12, e Luiza Ribeiro, 11, apresentarão um programa diferente e divertido.

Segundo Virgílio, a maioria da informação adquirida por adolescentes da sua faixa etária provém da TV e, principalmente, da internet. “Na TV e em qualquer veículo só há adulto falando sobre diversos assuntos, e quando falam de coisas que nos interessam fica muito complicado. Vamos falar de coisas que os adultos não sabem explicar”, afirma.

Segundo Luiza e Lua, o programa será feito por jovens, mas tratará de assuntos de interesse dos adultos. “O que iremos tratar no programa servirá para os pais entenderem o que seus filhos precisam e o que eles pensam, tudo aquilo que eles não conseguem passar para a gente”, garantem as meninas do “trio”, que também antecipam: “O nosso programa também trará muita música”.

O programa será descolado e cheio de informações (Foto: Diego Gurgel/Secom)
O programa será descolado e cheio de informações (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Apesar de serem da “geração digital”, os três jovens entendem que o rádio é o veículo de comunicação que possui maior abrangência no estado, alcançando até os lugares mais distantes da capital, o que levará essa informação a todas as classes sociais.

O projeto tem o incentivo de profissionais da área de comunicação, que se preocuparam em fazer um workshop de dois meses para explicar tudo sobre rádio e técnicas que os ajudarão a construir um programa bem elaborado, além de oficina de texto ministrada pela jornalista Onides Queiroz.

Alexandre Nunes, diretor de Produção e Programação da TV Aldeia, e Camila Cabeça, produtora cultural do Sistema Público de Comunicação, foram os “mestres” que prepararam o grupo nesse projeto. “Na verdade, fomos desafiados pelo Virgílio, que considero um motivador. Esse projeto aumentará a capacidade analítica e crítica desses jovens”, explica Alexandre.

O “Gente Grande” tem o apoio da Usina de Arte, e, segundo a coordenadora-geral da instituição, Carol di Deus, o programa terá um polo na própria usina, o que facilitará o acompanhamento das gravações pelos técnicos de rádio, e como será gravado, terá maior flexibilidade. “Um projeto como esse é um estímulo não apenas direcionado, mas para toda a vida, que é o lado sensível que a arte proporciona”, conclui Carol.

Para os três, “rádio” não significa apenas um aparelho, que ligado transmite som, que traz informação, mas é todo um comprometimento, uma equipe por trás e uma grande rede que chega até outras pessoas.

Virgílio, Lua e Luiza afirmam querer ser médico, advogada e atriz, respectivamente, mas encararão o ofício de radialista com esmero e dedicação.

O programa “Gente Grande” deve estrear no primeiro mês de 2014, pela Rádio Aldeia FM, e pela internet, no site www.aldeiafm.acre.gov.br.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter