Aldeia FM e Difusora Acreana integram o Repórter Amazônia

Nesta segunda-feira 24, estreia o Repórter Amazônia, o primeiro produto da Rede de Rádios Públicas da Amazônia. O jornal será apresentado de segunda a sexta, das 18h30 as 19h, na Rádio Nacional da Amazônia. O programa será retransmitido, em rede, pelas emissoras públicas dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Tocantins e Roraima.

O Repórter Amazônia será editado pela equipe de jornalismo da Rádio Nacional da Amazônia, em Brasília, e tem a proposta de integrar e fortalecer os estados que compõem a região. Ele vai trazer, diariamente, matérias e flashes ao vivo das rádios parceiras, tudo para deixar o ouvinte mais próximo da informação que tem relevância no seu dia a dia.

O secretário de Estado de Comunicação, Leonildo Rosas, falou da importância da participação do Acre no novo projeto, “o Sistema Público de Comunicação do Acre tem o prazer de participar desta rede de informação democrática promovida pelas rádios públicas. Esperamos levar um pouco do Acre para os demais estados da Amazônia”, disse.

“Temos a honra de integrar a família Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em uma parceria que acredita na regionalização da notícia, que aposta na produção local de cada estado para criar um produto nacional realmente com a cara do Brasil”, lembrou a secretária Adjunta de Comunicação, Andréa Zílio.

De acordo com a editora e apresentadora do jornal, Bianca Paiva, “o Repórter Amazônia é um presente para os ouvintes. Queremos estar perto deles, dar voz a eles. Nossa missão é  fazer um jornalismo de qualidade, que leve em conta as peculiaridades da região e atenda aos interesses dos cidadãos da Amazônia”, ressaltou.

Rede de Rádios Públicas da Amazônia

Oficializada em agosto do ano passado, a Rede de Rádios Públicas da Amazônia tem o objetivo de fortalecer as emissoras públicas que atuam na Região Amazônica, por meio da troca de conteúdos e cooperação nas áreas de produção, capacitação e técnico-operacional, garantindo aos ouvintes o ineditismo e instantaneidade dos acontecimentos locais e nacionais.

A coordenadora da Rádio Nacional da Amazônia, Luciana Couto, ressalta a importância dessa iniciativa e da consolidação do projeto: “Estaremos mais perto dos fatos e dos ouvintes e, por meio dessa rede, poderemos fortalecer a comunicação pública na região”, afirmou.

Alexandre Nunes, diretor executivo de Programação e Produção da Fundação Aldeia de Comunicação, afirma que a produção regional é o diferencial desse novo projeto, “o Repórter Amazônia é fruto de um trabalho de articulação entre as emissoras públicas da região, é uma construção coletiva que deve preservar a identidade de cada estado. Nós vamos levar as notícias do nosso cotidiano, com reportagens especiais e fortalecendo a comunicação pública do país”, declarou.

Fazem parte da Rede de Rádios Públicas da Amazônia  rádio Aldeia FM do Acre, rádio Difusora Acreana, rádio Cultura do Amazonas, rádio Cultura do Pará, rádio Difusora de Macapá, rádio Difusora de Roraima, rádio Universitária de Roraima, rádio 96 FM de Palmas – Tocantins, rádio Nacional do Alto Solimões e rádio Nacional da Amazônia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter