Alagações, enxurradas e as ações da Defesa Civil são os temas do GovCast desta semana

O GovCast, podcast do governo do Acre, desta quinta-feira, 30, recebe em seu estúdio na Rádio Aldeia, em Rio Branco, o coronel Charles Santos, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC) e o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista.

Coronel Charles Santos, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar e o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista. Foto: Neto Lucena/Secom.

Entre os temas deste episódio do GovCast, foram abordadas as ações das instituições frente às consequências deixadas pelas enxurradas dos igarapés e a enchente do Rio Acre, além de como tem se desenvolvido o trabalho das equipes de servidores e voluntários na luta para amparar as famílias desabrigadas, expressando o quão importante é o comprometimento da sociedade com aqueles que mais precisam.

O coronel Charles Santos, comandante-geral do CBMAC, responsável pela coordenação dos trabalhos operacionais, em parceria com a Defesa Civil de Rio Branco, esclarece de maneira didática o que ocasionou as enxurradas e como as consequências desse evento atípico dificultaram com a cheia do rio, levando a uma articulação do governo do Estado, com todas as secretarias e a sociedade civil.

Coronel Carlos Batista agradece aos voluntários. Foto: Neto Lucena/Secom

“Aqui eu faço um agradecimento aos voluntários. Nós tivemos muitas pessoas ajudando as famílias. Agradecemos de coração. Gratidão a essas pessoas, porque o conceito que temos é esse: Defesa Civil somos todos nós. A sociedade também faz parte da estrutura de Defesa Civil”, agradece o coronel Carlos Batista.

Outro destaque é a visita dos ministros do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do Meio Ambiente, Marina Silva, que trouxe para a pauta o plano de contingência para futuras catástrofes naturais e também uma compreensão sócio-histórica da relação das populações acreanas com os rios e igarapés.

GovCast na Rádio Aldeia FM 96.9. Foto: Neto Lucena/Secom

O programa, comandado pelos jornalistas Diego Gurgel e Jefson Dourado, é uma realização da Fundação Aldeia de Comunicação (Fundac), e é transmitido nas redes do governo do Acre pelo Facebook, YouTube e rádios FM, Aldeia, Difusora e Juruá.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter