Ahac inicia a 8ª Semana da Diversidade

Com o tema “Travesti, Transexual, Lésbica, Gay, Bissexual ou Heterossexual, não importa, somos todos cidadãos”, a 8ª Semana da Diversidade, promovida pela Associação de Homossexuais do Acre (Ahac), começou nesta segunda-feira, 26, com uma programação diversificada, incluindo palestras, debates, exibição de filmes, atividades esportivas, baladas e ainda reforço na campanha de luta contra a Aids.

A Semana da Diversidade se encerrará no dia 2 de dezembro com a 8ª Parada do Orgulho LGBT, que terá início às 15 horas, com concentração na Gameleira, e culminará com um grande show no estacionamento do Estádio Arena da Floresta (Foto: Arquivo)

A Semana da Diversidade se encerrará no dia 2 de dezembro com a 8ª Parada do Orgulho LGBT, que terá início às 15 horas, com concentração na Gameleira, e culminará com um grande show no estacionamento do Estádio Arena da Floresta (Foto: Arquivo)

A primeira atividade será a oficina “Sexualidade, Violência, Direitos e Deveres”, às 19 horas, ministrada por Sirlene Cândido, representante do Grupo União Pela Vida, do Paraná, no auditório da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Na terça-feira, 27, haverá o lançamento da Copa da Diversidade, às 18h30, no Ginásio Álvaro Dantas. Os dois eventos são de responsabilidade da Associação de Mulheres Acreanas Revolucionárias (Amar).

Na quarta-feira, 28, as instituições ligadas ao Movimento Social LGBT participarão de uma consulta sobre a instalação do Comitê Estadual de Enfrentamento a Homofobia, às 14h30, com Léo Mendes, consultor da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

A abertura oficial da Semana da Diversidade será no mesmo dia, às 19 horas, no Cine Teatro Recreio, com apresentação de artistas locais e exposições sobre o tema deste ano. Mais tarde, às 22 horas, o público poderá “abrir as suas asas e soltar as suas feras” no KaraoGay, realizado na Tentamen.

Na quinta-feira, 29, às 19 horas, será exibido o documentário “Meu Amigo Cláudia”, do diretor Dácio Pinheiro, sobre a trajetória da travesti Cláudia Wonder, uma das grandes agitadores culturais de São Paulo. Em seguida, Suzy Capó, diretora da Festival Filmes, distribuidora especializada em filmes de temática LGBT, fará uma palestra na Usina de Arte.

Para debater sobre a instalação do Sistema de Garantia de Direitos Humanos, Disque 100 e do Comitê Estadual de Enfrentamento a Homofobia no Acre, uma audiência pública está marcada para sexta-feira, 30, às 14 horas, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AC), com o consultor Léo Mendes. À noite, ocorrerá  a Festa da Diversidade, às 22 horas, na Help Club.

A final da Copa da Diversidade será no sábado, 1º, das 8 às 18 horas, na Escola Municipal Diogo Feijó. Em lembrança ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, será disponibilizada testagem rápida de HIV, hepatite e sífilis. Neste mesmo dia, às 22 horas, na Boate K Entre Nós, serão escolhidas a Rainha Gay e a Rainha Travesti.

A Semana da Diversidade se encerrará no dia 2 de dezembro com a 8ª Parada do Orgulho LGBT, que terá  início às 15 horas, com concentração na Gameleira, e culminará  com um grande show no estacionamento do Estádio Arena da Floresta. Os artistas convidados deste ano são os DJs Moshe Nemer (DF) e Anne Louise (BA).

O projeto foi financiado com recursos do Fundo Estadual de Cultura (FunCultura), por meio do Conselho Estadual de Cultura, e recebe o apoio do Fundação Elias Mansour (FEM). Apoio da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul), Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e Secretaria de Saúde (Sesacre).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter