Fomento

Agricultura familiar do Acre é destaque na Expoacre Juruá

A agricultura familiar do estado do Acre ganhou um espaço de destaque na Expoacre Juruá deste ano, graças à iniciativa da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri). O estande tem como objetivo fomentar e valorizar as vendas dos produtores locais, destacando a importância desse setor para o desenvolvimento sustentável da região.

Expoacre Juruá é um dos eventos mais importantes do calendário do estado, reunindo agricultores, empresários, autoridades e o público em geral para celebrar a riqueza e as produções. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O estande da Agricultura Familiar é uma vitrine do potencial agrícola da região. Os visitantes podem encontrar uma ampla gama de produtos, desde frutas e hortaliças até processados como doces e geleias. O que torna este espaço ainda mais especial é o fato de que todos os produtos são cultivados e produzidos por famílias locais, demonstrando o compromisso do governo do Acre em apoiar e fortalecer a agricultura familiar.

No espaço dedicado à Agricultura Familiar é possível encontrar uma variedade de produtos frescos, orgânicos e artesanais, todos produzidos por pequenos agricultores locais. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Um dos produtos que mais se destacam no  estande são cultivados por Nico do Abacaxi, um produtor rural de Tarauacá que, com orgulho, demonstra e vende produtos vistosos. Ele exclama: “Essa é a minha marca. A Expoacre é um momento de alegria para o produtor, onde nós aparecemos e encantamos o público, mostrando o valor do nosso cultivo”.

A produção de Nico conta com o cultivo de abacaxis, bananas, jerimuns, melancias e café. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Durante a Expoacre Juruá, os produtores têm a oportunidade de comercializar diretamente seus produtos, estabelecendo conexões com os consumidores e potenciais compradores. Isso não apenas impulsiona a economia local, mas também promove a cultura e os sabores únicos da região.

No espaço, também é possível conhecer Adejaci Oliveira e sua família, os quais estão à frente do empreendimento familiar Biscoitos da Lilinha, produzidos na Vila Assis Brasil, em Cruzeiro do Sul. “Com a participação da minha esposa e minhas filhas, trabalhamos com biscoitinhos de goma, bem característicos do Juruá. Passamos o ano na espera por esse evento para melhor divulgar e obter um bom volume de vendas”, destaca.

Os biscoitos de goma vendidos pela família se destacam pela embalagem diferenciada e os sabores tradicional, maracujá e cupuaçu. Foto: Marcos Vicentti/Secom