Agricultura familiar alimenta famílias desabrigadas pelas cheias do Rio Iaco e seus afluentes em Sena Madureira

A Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) no município de Sena Madureira, distante 144 km da capital, vem funcionando como uma ferramenta para que produtos de alimentação saudável reforçam a alimentação dos mais de 900 desabrigados pela cheia do Rio Iaco e seus afluentes. Na manhã desta sexta-feira, dia 8, mais uma remessa de produtos frescos, orgânicos e com menos agrotóxicos, chegou nas cozinhas centrais de distribuições das refeições com gestão da prefeitura municipal.

Alimentos saudáveis reforçam o cardápio elaborado pela secretaria municipal de Assistência Social em duas cozinhas centrais de distribuição de refeições. Foto: Jean Lopes/Emater

Toinha Vieira, gerente da Seagri em Sena Madureira, informou que a parceria com o município através da Fundo Municipal de Assistência e Cidadania tem permitido um incremento a mais na alimentação diária. “É uma determinação do secretário Tchê e do governador Gladson Cameli que esse auxílio chegue aos municípios em situação de emergência devido as cheias dos rios”, destacou.

Desde o início da alagação em Sena Madureira, mais de meia tonelada de alimentos saudáveis foram entregues ao município em uma força-tarefa que une servidores voluntários da Seagri e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Acre). “Hoje é feriado, mas, estamos aqui atendendo de acordo com as demandas dos abrigos”, acrescentou Toinha Vieira.

O engenheiro agrônomo, Dean Freire Bezerra, explicou que o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – do governo federal – tem como objetivo ampliar o acesso à alimentação saudável e incentivar a produção local promovendo o desenvolvimento socioeconômico das comunidades rurais. “Agimos de forma preventiva, muitos produtores colheram os alimentos já no limite das cheias dos rios Iaco e Purus e também dos afluentes Caeté e Macauã. Através do PAA não perderam a produção tendo renda garantida”, analisou Bezerra.

Programa garantiu a compra direta do produtor antes da cheia, levando renda ao setor rural de Sena Madureira. Foto: Jean Lopes/Emater

Banana, abóbora, limão, alface, couve, coentro. A distribuição dos alimentos conta com apoio logístico de transporte pelo município e chega às famílias como incremento aos cardápios elaborados pela Secretaria Municipal de Assistência Social. O senhor José Albano Nascimento, 60 anos, morador do bairro Vitória, uma das regiões mais atingidos pela cheia do Iaco, aprovou a alimentação distribuída diariamente. “A comida é muito boa, feita com muito carinho, com muita verdura, todos aqui aprovamos, chega na hora certa e ninguém ficou sem comer”, disse o morador.

Autônomo, José Albano elogiou o trabalho das equipes do município e as refeições servidas nos abrigos diariamente. Foto: Jean Lopes/Emater

O titular da Seict, enviado pelo governo para acompanhar a situação emergencial em Sena Madureira, Assurbanipal Mesquita, acompanhou junto com o secretário de Assistência Social do município, Daniel Herculano Filho e a gerente da Seagri, Toinha Vieira, o trabalho de voluntários que se revezam desde as primeiras horas da manhã na garantia de três refeições diárias para nove abrigos oficiais.

“O prefeito e toda equipe de servidores do município estão de parabéns pela dedicação e o carinho doado nesse momento difícil para milhares de pessoas. O Programa de Aquisição de Alimentos se soma nesse esforço conjunto. É importante destacar que isso envolve um trabalho entre os agricultores, associações e sindicatos rurais, cooperativas, técnicos da Emater, nutricionistas e, neste caso, pessoas que estão desabrigadas que muitas vezes perderam tudo. A comida representa a conclusão de todo esse esforço”, destacou Mesquita.

Campanha Humanitária

Com a vazante do Rio Iaco e seus afluentes, o setor produtivo do município de Sena Madureira se uniu às instituições públicas e organizações não governamentais para fortalecer o programa Juntos pelo Acre. Uma campanha humanitária foi lançada nesta quinta-feira, dia 7, visando a doação de cestas básicas, água mineral, kit de limpeza e higiene pessoal para as famílias atingidas pelas cheias.

A sede do Deracre e da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agrícola de Sena Madureira são as centrais de arrecadações.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter