Agosto Lilás: Semulher realiza certificação em curso de customização e atendimento com o Ônibus Lilás para mulheres de Senador Guiomard

A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) realizou a certificação do curso de customização de guardanapos e levou a Unidade Móvel de Atendimento à Mulher, o Ônibus Lilás, para a Escola 15 de Junho, no município de Senador Guiomard, com serviços psicológicos, jurídicos e de assistência social, na tarde desta sexta-feira, 2.

Semulher em ação com as mulheres de Senador Guiomard. Foto: Rebeca Martins/Semulher

A agenda é parte da campanha Agosto Lilás – Feminicídio Zero, que assegura às mulheres o compromisso na luta por seus direitos e a equidade de gênero na sociedade, além de intensificar os serviços realizados pela Secretaria da Mulher na capital e nas cidades do interior durante os 31 dias do mês de agosto.

Ônibus Lilás na Escola 15 de Junho, em Senador Guiomard. Foto: Rebeca Martins/Semulher

O evento também celebrou a formação das mulheres alunas do curso livre de customização de guardanapos. A profissionalização é ofertada pela Semulher, através da equipe multiprofissional. O objetivo é oportunizar a liberdade financeira das mulheres e incentivar a inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

Alunas do curso livre de customização de guarnapos certificadas. Foto: Rebeca Martins/Semulher

A diretora de Políticas para Mulheres da Secretaria da Mulher, Joelda Pais, esteve presente e reforçou o papel da pasta. “A Secretaria da Mulher foi criada, justamente, para enfrentar a violência contra a mulher, seja ela qual for. Em algumas situações, o poder financeiro do agressor pode ser um dos fatores que pressionam a mulher a permanecer em uma relação violenta, essa iniciativa procura oportunizar um meio de gerar renda própria e conquistar a liberdade, essa quebra do ciclo de violência que tem ceifado vidas”, enfatizou.

Representantes da Semulher presentes no evento. Foto: Rebeca Martins/Semulher

A chefe do Departamento de Autonomia Econômica e Políticas de Cuidados, Vanessa Rosella, conversou com as mulheres e também explicou como procurar seus direitos, a quem recorrer e onde denunciar. “É primordial que toda mulher saiba dos seus direitos, que existe a Lei Maria da Penha e que existem órgãos, como a própria Secretaria da Mulher, que estão a sua disposição”, disse.

Aluna Inês Bandeira, após receber sua certificação. “Estou muito grata”. Foto: Rebeca Martins/Semulher

“Como participante do curso, eu quero agradecer o Estado, que por meio da Secretaria da Mulher trouxe esse curso para nós, mulheres de Senador Guiomard. Não sou só eu, mas eu falo em nome de todas, de todo o grupo que está aqui hoje. Pudemos aprender bastante, e agora sabemos confeccionar esses panos de pratos lindos”, destacou a aluna do curso, agora certificada, Inês Bandeira.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter