O governo do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) certificou 18 alunos do curso de Formação para Agentes Penitenciários, em Rio Branco, na manhã desta segunda-feira, 12.
Durante a segunda quinzena do mês de novembro, os discentes receberam aulas teóricas e práticas, como explicou o agente penitenciário e um dos instrutores do curso, Raimundo Cunha. “Esse mérito é de todos os envolvidos, pois agentes capacitados e com vasto conhecimento podem desenvolver um trabalho qualificado”.
O curso foi ministrado por operadores de segurança das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e pelos próprios agentes penitenciários. Durante o curso foram abordados temas como código de conduta, algemamento, manuseio de armas de fogo, noções de gerenciamento de crise e rotina penitenciária, entre outros.
Para o diretor-presidente do Iapen, Martin Hessel, o investimento visa melhorar a prestação de serviço no cárcere: “Temos por objetivo, junto à Escola Penitenciária, órgão responsável por qualificar o servidor, ofertar capacitações aos nossos agentes, e fechamos o ano com vários investimentos, como novas contratações e estruturação das unidades prisionais”.