Agentes da segurança pública recebem treinamento de videomonitoramento

agO curso de capacitação de operadores com duração de 30 horas iniciou nesta sexta-feira, 1, no Auditório da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e foi destinado aos profissionais das forças de segurança pública integrada que envolve Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Na ocasião, foi desenvolvido um processo de aprendizado amplo sobre as formas de funcionamento e atuação das 30 câmeras implantadas recentemente na capital, além de aperfeiçoarem os conhecimentos referentes ao software IP usado para controle dos recursos das mesmas.

A capacitação ocorrerá para as três áreas diferentes de atuação: do gestor, que irá gerenciar todo o sistema, dos técnicos, que serão responsáveis por captar, formatar e encaminhar as imagens em caso de solicitação judicial e o operacional que, está ocorrendo, para os profissionais que irão monitorar e manusear as câmeras.

Instaladas em pontos estratégicos de Rio Branco, as 30 câmeras já estão funcionando em fase de teste e o sistema de videomonitoramento está sob responsabilidade do coordenador geral do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) delegado, Henrique Maciel.

As câmeras possibilitarão um monitoramento 24 horas de pontos de grande concentração de pessoas. Os locais de implantação foram escolhidos mediante um estudo criterioso realizado por analistas criminais da segurança pública. “Nós procuramos áreas de maior concentração populacional que abrange ainda o comércio em geral e áreas com maior evidencia criminal.”, explicou o coordenador técnico do Ciosp, major Almir Lopes.

Para o soldado Cauby do 1º Batalhão da PMAC que irá atuar no setor de videomonitoramento, este treinamento é de grande valia para que todos os policiais possuam equivalência de conhecimentos. “É aqui onde vamos poder aperfeiçoar nosso conhecimento técnico no trabalho de monitoramento dessas câmeras para então garantir à população ação rápida e coordenada contra qualquer tipo de violência nas ruas”, disse.

O secretário de segurança, Reni Graebner, ressaltou a importância do uso das imagens que contribuem sobremaneira na fiscalização dos pontos de maior movimento e com elevados índices de criminalidade. “As câmeras dão uma contribuição importantíssima, tanto para a Segurança Pública quanto à questão de mobilidade urbana”, observou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter