Primeira infância

Agentes Comunitários de Saúde recebem kits de visita domiciliar do PIA

Para fortalecer a atuação dos profissionais que atuam do projeto piloto do Programa Primeira Infância (PIA), foram entregues na manhã desta terça-feira, 13, 55 kits domiciliares para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), e enfermeiros coordenadores, que atuam nas áreas do Calafate e da Cidade do Povo.

“Os kits são permanentes e fazem parte do PIA, justamente para dar um suporte para os ACS, pois cada um atende seis crianças e três gestantes pelo projeto,” explica a coordenadora do programa no Acre, Priscylla Aguiar.

A entrega feita pelo Governo do Estado, por meio da Secretária de Saúde Estadual (Sesacre), e foi possível graças à parceria com a Fundação Bernard van Leer, United Way Brasil e Prefeitura de Rio Branco.

Agentes Comunitários de Saúde com os kits do PIA (foto: Fhaidy Costa)

“Esse material é como se estivéssemos começando agora. Fizemos a validação do guia em 2016 e estamos entregando todo esse kit , a United Way Brasil faz um trabalho grande com a primeira infância, mas não tinha ainda trabalhado com o programa ou política de primeira infância nessa dimensão que fizemos aqui no Acre e Amazonas”, destaca Liése Serpa, representante da United Way Brasil.

Elane Migueis é enfermeira da URAP Rosangela Pimentel, e desde 2015 trabalha no projeto, para ela o PIA foi um divisor de águas no trabalho e nas nossas práticas em saúde, que foi fortalecida.

“Nós já fazíamos algumas atividades vinculadas ao PIA, mas sem saber que era mais com esse olhar científico. Com o programa, nos aprofundamos mais e expandimos os horizontes, onde já existiam as visitas domiciliares, porém com o projeto, podemos aprimorar o olhar não só para a criança, mas o cuidador também. Esse kit veio para fortalecer nossas praticas e incrementar mais ainda as nossas atividades voltadas para as crianças”, destaca a enfermeira.

O kit é composto por uma mochila, um guia de visita domiciliar contendo as atividades do PIA, duas blusas, boné, régua de medição, jogo de memória. A régua vai ser utilizada para monitorar o crescimento da criança, o jogo e a régua, serão entregues para cada criança participante do projeto, em que os agentes irão trabalhar com esses itens para estimular desenvolvimento infantil.

Durante a entrega, representantes do Ministério da Saúde (MS), do Ministério do Desenvolvimento Social, das duas entidades parceiras e financiadoras do projeto, e da prefeitura de Rio Branco e Sesacre, falaram sobre o êxito do programa desde sua implantação os desafios para adequar à ideia a realidade local e como pode evoluir ainda mais.

“A gente veio desbravando o espaço, essa construção foi realmente muitas mãos, a gente sabe que a chegada com alguma coisa aparentemente nova meche com as estruturas que estão acomodas com seus espaços, então provocamos desde o projeto inicial em 2015 quando foi desenhado o projeto. O município de Rio Branco nós recebeu muito bem e foi o início dessa construção e parceria. Agradeço também a vice-governadora que abriu o espaço para nos receber formando essa grande rede de apoio,” enfatiza Elieser Serpa.