Governador Tião Viana consegue apoio para a construção de mais 12 escolas para atender alunos dos ensinos fundamental e médio
Em reunião em Brasília, o governador Tião Viana, acompanhado do secretário de Estado de Educação e Esporte, Daniel Zen, conseguiu bons resultados que fortalecem o trabalho na educação do estado. O Acre vai ganhar mais 12 escolas para atender alunos do ensino fundamental e do ensino médio. Parte dessas escolas serão essenciais para atender áreas urbanas que apresentam demandas por novas matrículas, como por exemplo, os conjuntos habitacionais dos programas “Minha Casa, Minha Vida” e “Minha Morada”.
Em reunião com o novo presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento para Educação (FNDE), José Carlos Wanderley Dias e assessores, foi possível também encontrar soluções para questões referentes ao convênio celebrado entre o FNDE e o estado, que tem como objeto a reforma e ampliação de dez escolas. O governador também aproveitou para encaminhar a solicitação para efetivação do convênio que visa reformar e ampliar mais seis escolas. Ambos são oriundos de propostas inscritas no Plano de Ações Articuladas (PAR) de 2008 e 2009, respectivamente, cujos recursos ainda não haviam sido liberados.
Tião Viana agradeceu ao ministro da Educação, Fernando Haddad, e toda sua equipe. “O Acre tem recebido atenção e carinho especial da presidenta Dilma e dos ministros. Agradeço muito pelo apoio dado pelo ministro Fernando Haddad, que possibilitou mais essa conquista, para continuarmos trabalhando pelo avanço e melhorias na educação do estado”, comentou.
As parcerias decorrentes de convênios com o FNDE/MEC têm sido responsáveis por garantir o volume de investimentos na dimensão da infraestrutura educacional no Estado. Nas próximas semanas, o Secretário de Educação e Esporte e o Governador do Estado assinarão ordem de serviço para construção de 16 novas escolas indígenas, decorrentes de propostas aprovadas no âmbito do PAR Indígena, perante o FNDE. O total do montante de investimentos nessa ação será da ordem aproximada de R$ 1,12 milhão. Além dos investimentos em infraestrutura as parceiras com o FNDE também transcorrem nos chamados programas suplementares, que abrangem a merenda, o transporte escolar e a distribuição de livros didáticos.
Mais ações – além dos bons resultados na reforma, ampliação de escolas e construção de novas unidades escolares, o governador Tião Viana e o secretário Daniel Zen também trataram de assuntos como a questão da continuidade das ações do Programa Proinfo no Acre, com a instalação de laboratórios de informática em escolas da Zona Rural, assim como a disponibilização de sinal de internet para essas escolas localizadas em áreas onde não há o sinal das operadoras de telefonia.
Daniel Zen comenta que esse trabalho é essencial para a massificação do uso das novas tecnologias no ambiente educacional: “o Proinfo, a TV Escola, o UCA e, no caso específico do Acre, o Ensinomedio.ac são todos programas que objetivam permitir o acesso dos nossos alunos ao bom uso das novas tecnologias”.
Outros assuntos como a ampliação da oferta de cursos de nível superior, na modalidade de educação à distância (EAD), através do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), assim como o pedido de apoio financeiro do MEC para a realização da 2ª Bienal da Floresta do Livro e da Leitura também foram abordados na reunião.