Agência Reguladora do Acre é destaque no 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac) foi destaque no 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos, ocorrido entre os dias 7 e 9 de maio, na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), com a participação do servidor Júlio Cesar Pinho Mattos como palestrante e moderador.

Na primeira edição do Congresso Internacional de Resíduos Sólidos, palestrantes de renome nacional e internacional compartilharam experiências e percepções para enriquecer os debates. Foto: cedida

A experiência positiva em regulação dos serviços públicos relacionados aos resíduos sólidos, que vem sendo implementada pelo servidor da Ageac, colocou o Acre em evidência positiva no cenário nacional e internacional do evento, já que um dos pontos de destaque desta primeira edição foi a participação de palestrantes internacionais de renome, vindos de países como Espanha, Portugal e Peru.

Na avaliação de Júlio Cesar Pinho Mattos, o congresso foi de suma importância para a Ageac, no sentido de entender os avanços das políticas públicas, a regulação, assim como o controle externo e todos os caminhos coincidentes para o desenvolvimento socioambiental das cidades e do planeta.

“Também o entendimento de que temos muito trabalho pela frente, mas as primeiras passadas já estão sendo dadas. Uma regulação forte reflete em melhoria dos serviços, qualidade de vida, preservação ambiental, saúde pública, cidades limpas e práticas sustentáveis com gestões integradas dos resíduos sólidos”, pontuou Júlio Cesar Pinho Mattos.

Servidor da Ageac, Júlio Cesar Pinho Mattos foi convidado como palestrante e moderador, compartilhando experiências positivas desenvolvidas no Acre. Foto: cedida

O evento teve com objetivo central a busca de soluções inovadoras para os desafios contemporâneos enfrentados pelas cidades em relação aos resíduos sólidos, transformando-os em oportunidades para o desenvolvimento sustentável. As palestras, mesas-redondas e workshops promoveram debates, priorizando estratégias para lidar com a crescente quantidade de resíduos gerados nas áreas urbanas, buscando promover a conscientização e a adoção de práticas mais eficientes de gestão de resíduos.

Entre os temas abordados estiveram a implementação de políticas públicas eficazes, a utilização de tecnologias inovadoras, a promoção da economia circular e a gestão adequada dos resíduos de saúde. Além disso, foram discutidos casos de sucesso e experiências internacionais, visando inspirar ações concretas que possam ser aplicadas em diferentes contextos urbanos ao redor do mundo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter