Agência de Negócios promove ciclo de palestras sobre oportunidades no Acre

O governo do Estado, por meio da Agência de Negócios do Acre (Anac) realizou nesta quarta-feira, 2, um ciclo de palestras sobre oportunidades de negócios no Acre.  A ação teve como objetivo fomentar investimentos e incentivar novos negócios, contando com o apoio das empresas coligadas à agência e à Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict).

Waleska Bezerra: “Acesso a recursos e oportunidades de negócio”. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

“Como sociedade de economia mista, vinculada ao governo do Estado, por meio da Seict, a Anac tem a missão de intermediar o acesso a recursos e oportunidades de negócio”, esclareceu a presidente da instituição, Waleska Bezerra, ao dar as boas-vindas aos participantes.

Presidente da Agouti S.A. fala sobre importância do apoio do governo para o desenvolvimento da empresa. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

A palestra sobre manejo sustentável, ministrada pelo engenheiro florestal Paulo Parente, abriu a programação. O conteúdo detalhou as fases do manejo e destacou a importância da prática para a economia acreana.

Por sua vez, André Vieira, presidente da Agouti, empresa de Xapuri especializada na produção de pisos de madeira que gera 150 empregos diretos, destacou que o manejo florestal é uma atividade de baixo impacto e alto valor agregado. “Nos orgulhamos de ter hoje a madeira mais legal, resultado de um política correta da aplicação dos investimentos”, disse, ao agradecer a parceria do Estado.

Consultor da Dom Porquito fala sobre desafios e propecção de investidores em suinocultura. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

Na segunda palestra da noite, Carlos Ovídio Duarte, o Resende, engenheiro florestal e consultor da Dom Porquito, falou sobre o mercado de suínos e destacou os avanços do setor nos últimos quatro anos. “Começamos a ter uma atividade agrícola suficiente para criar oportunidades. Graças à articulação do governo junto à bancada do Acre, entramos para Associação de Produção de Proteína Animal”, lembrou.

Localizada em Brasileia, a Dom Porquito gera mais de 400 empregos diretos e o seu Sistema Integrado de Engorda de Leitões conta com 40 produtores, o que fortalece a renda familiar na região.

Administrador de empresas e assessor de investimentos Alex Barros, no ciclo de palestras da Anac. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

Desafios e oportunidades de negócios no Acre foi o tema abordado pelo administrador de empresas e assessor de investimentos, Alex Barros. “O Acre é um lugar de oportunidades. Mas é preciso olhar para os pequenos. O comércio que mais cresce no Acre é o setor de beleza, e o segundo, o de pet”, enfatizou.

Ao fim do encontro, a presidente da Federação das Indústria de Pando, Anelys Watanabe, falou sobre a relação Brasil-Bolívia: “Linha branca, geladeiras e cozinhas, celulares é o que a Bolívia vende para o Brasil. É um comércio antigo, que mantemos até hoje, com logística de ida e de volta, que deve se fortalecer com a utilização da estrada para o Pacífico”.

Presidente da Federação das Indústrias de Pando (Bolívia) apresenta propostas para fortalecer o comércio bilateral Brasil-Bolívia. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter