Ações de imunização no Acre são avaliadas durante seminário

Governo do Estado promove encontro para avaliar ações realizadas em 2010 e planejamento para 2011

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), promove seminário para avaliar as ações de imunização durante o ano de 2010 e planejar as ações para 2011, bem como realizar o monitoramento da influenza H1N1 no Estado.

Os seminários são realizados por regionais. De 2 a 4 de março o assunto foi debatido na região do Alto Acre. De 16 a 18, o seminário ocorre no auditório do Fórum de Cruzeiro do Sul, a partir das 8h30, com os representantes do Vale do Juruá, Tarauacá e Envira. Já no Baixo Acre, a avaliação e planejamento será realizado nos dias 23, 24 e 25, no auditório do Hemoacre, das 8 às 17 horas.

A equipe do Programa Estadual de Imunização (PNI), profissionais de saúde, coordenadores municipais de imunização e os gestores dos municípios avaliam os índices de cobertura vacinal, levando em conta as características de cada região assistida.

De acordo com a programação, as atividades são extensas. Durante três dias, os participantes vão apresentar os resultados das coberturas vacinais de rotina em 2010, as campanhas de influenza sazonal (1ª e 2ª etapa da poliomielite), a estratégia de vacinação da influenza H1N1 e resultado do monitoramento no estado, os imunobiológicos distribuídos para os municípios e os estoques estratégicos para atender a demanda, as ações de imunização na população carcerária e outros temas. Cada apresentação será seguida de debates e dinâmica de grupo.

No terceiro dia do encontro, os participantes são divididos em grupos para realizar o planejamento das ações. Após o planejamento serão apresentados os trabalhos e encaminhado as propostas de imunização para 2011.

Segundo a gerente da Divisão de Imunizações e de Rede de Frios, Maria Auxiliadora de Holanda, o seminário para avaliação e planejamento das ações de imunização ocorre duas vezes por ano, tornando-se um instrumento importante para os bons resultados durante as campanhas de vacinação e, também, na imunização de rotina das unidades de saúde.

“Esse tipo de avaliação e planejamento serve como termômetro para melhorarmos, cada vez mais, as ações de imunização nos municípios acreanos. Em 2011 com certeza alcançaremos a meta preconizada pelo Ministério da Saúde em todas as nossas campanhas de vacinação e estaremos entre os primeiros no ranking de vacinação do Brasil, pois o governo do Acre não medirá esforços para que isso aconteça”, declara Auxiliadora.

Para a gerente, o planejamento é uma ferramenta de monitoramento das ações desenvolvidas pelos municípios durante o ano, essencial para monitorar e avaliar as coberturas vacinais. "Se algum município não alcançar a meta preconizada, poderemos traçar estratégia para melhorarmos esse índice, pois durante a avaliação é possível identificar onde está o entrave”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter