Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) iniciou nesta quarta-feira, 2, as comemorações em homenagem às mães. O Centro Socioeducativo Santa Juliana foi o primeiro a realizar a festa, que tem como objetivo resgatar e fortalecer os vínculos familiares. Atividades serão desenvolvidas em todas as unidades socioeducativas do Acre e encerradas no próximo dia 12.
De acordo com o presidente do ISE, Henrique Corinto, a festa é especialmente para o adolescente – afinal, ao acolher a mãe, o socioeducando pode homenageá-la, e assim acaba se reaproximando da família, que é um dos principais propósitos da socioeducação.
“Essa equipe é grande e tem feito um esforço enorme para que vocês encontrem um novo sentido na vida. Vocês são muito importantes e podem mais”, disse Corinto durante a solenidade.
Segundo o diretor do Centro Socioeducativo Santa Juliana, Rafael Almeida, o objetivo maior é tentar fazer a diferença. “O sistema socioeducativo está saindo da página policial e indo para as páginas do esporte, da educação e da cultura”, comemora.
Uma das mães, emocionada com as homenagens, falou sobre a experiência de um filho em medida socioeducativa. “Ele é meu filho caçula do primeiro casamento. O pai dele já não está entre nós. E sempre que converso com ele eu choro, porque o pai dele não iria querer isso para ele. Hoje a festa está ótima! Eu espero que no ano que vem a gente possa comemorar o Dia das Mães em casa e que meu filho não esteja mais aqui. Espero que ele se apegue a Deus e não ouça mais os amigos, porque amigo de verdade é a família”, desabafa.
Professores e coordenadores pedagógicos ensaiaram junto com os adolescentes peças teatrais, cantos e recitação de poemas.
Durante o evento, o pastor Sérgio Sá e o padre Massimo Lombardi deixaram uma mensagem de fé cristã, a fim de motivar os adolescentes a buscar o melhor e vencer as tribulações.
Também estiveram presentes ao local o chefe de Meio Fechado, Leonardo Carvalho, a juíza Loise Kristina Lopes de Oliveira Santana, o diretor da unidade Santa Juliana, Rafael Almeida, representantes do 2º Conselho Tutelar do Municipal de Rio Branco, as famílias dos adolescentes e servidores.