O Instituto Socioeducativo do Acre (ISE/AC) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE) registrou a aprovação de 148 adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio fechado, que prestaram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019.
O Encceja foi realizado em todos os Centros Socioeducativos do Acre, onde mais de 180 adolescentes prestaram o exame de certificação para o nível fundamental e mais de 50 para o nível médio. 103 adolescentes foram aprovados integral ou parcialmente para o ensino fundamental, o que representa um percentual de 94 %.
Quanto ao exame para o nível médio, 45 adolescentes foram aprovados integral ou parcialmente, o que representa um percentual de 86%. Os resultados demonstram o comprometimento e a parceria das equipes do ISE e Educação que atuam nos Centros Socieducativos.
A chefe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos e Programas Especiais, Clícia Souza, explicou que a escola motiva os adolescentes a participarem de todas as ações educacionais propostas, que contribuem significativamente para o processo formativo de cada um. “A partir disso, são incluídas estratégias necessárias para desenvolver as competências e habilidades essenciais para a formação humana integral”, disse.
Ela também destacou que os professores buscam estratégias para mostrar aos alunos que através do Encceja eles têm uma nova chance de ascensão profissional, já que a conclusão do ensino fundamental e ensino médio pode representar uma nova fase na vida dos adolescentes. Sendo assim, o crescimento e o ingresso no mercado profissional se tornam muito mais simples.
“Estamos todos muito felizes. É mais uma demonstração de que estamos no caminho certo. Que graças ao esforço de toda Equipe Gestora do ISE e da Secretaria de Educação, do apoio do Governo do Estado, bem como de todos os operadores do Sistema, alcançamos esse expressivo resultado”, destacou o presidente do ISE, Rogério Silva.
O presidente ressaltou que o papel da família e do próprio adolescente é fundamental no processo diário de execução da socioeducação e que os números demonstram que eles começaram a compreender e a internalizar a metodologia. “É gratificante perceber que todo esforço valeu a pena. Dentre eles, o esforço realizado no início de 2019, em conjunto com a Secretaria de Educação, para inserir mais de 60 adolescentes que estavam sem aulas, por falta de espaço”, disse.