Na manhã desta sexta-feira, 24, o Instituto Dom Moacyr (IDM) realizou a primeira reunião do grupo de trabalho do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O objetivo é fortalecer o trabalho conjunto entre secretarias municipais e estaduais, visando o maior alcance de resultados.
Com a adesão do IDM ao Pronatec, serão ofertadas, este semestre, mais de sete mil vagas em educação profissional no Estado. As vagas serão distribuídas entre todos os municípios acreanos. O IDM visa traçar um plano de metas e construir uma ação conjunta entre as secretarias estaduais e municipais, tornando o trabalho mais eficiente.
Para Marco Brandão, diretor-presidente do IDM, a criação do grupo de trabalho do pronatec é de extrema importância para a construção de ações efetivas. “Como os cursos serão ofertados em todos os municípios, precisamos aproximar cada vez mais o trabalho das secretarias municipais e estaduais. Essa primeira reunião é o ponto de partida para uma grande ação, que é transformar nossa sociedade por meio da educação”, disse.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Antônio Torres, participou da reunião e ressaltou a importância da reunião. “O IDM vai ofertar mais de sete mil vagas. São muitas oportunidades para diversas famílias que se encontram em situação de pobreza. Uma ação importante dessas merece que o governo una todos os esforços para poder beneficiar a população. Podemos ver que é um grupo muito seleto, com vontade, disposição e capacidade.”
Maria Estefânia Pontes, secretária Municipal de Cidadania e Assistência Social de Rio Branco, também participou da reunião e afirmou estar muito feliz com as novas oportunidades para a cidade. “Poder atingir o público jovem de nossa cidade, gerar emprego e renda é um trabalho essencial. Só temos a agradecer ao governo do Estado por essa ação, por podermos discutir juntos nossas prioridades. Isso é primordial para o desenvolvimento de uma cidade, disse.
No próximo dia 28, a equipe do IDM inicia a visita a vários municípios acreanos, com o intuito de estabelecer diálogo com as secretarias e assim colocar cada cidade em contato direto com o grupo de trabalho do Pronatec.