Integrando as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do governo federal, sendo operacionalizado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) por meio do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), como parte da estratégia para ampliar a jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da educação integral, encerra-se nesta terça-feira, 30, o período de adesão ao programa Mais Educação.
O principal objetivo das atividades promovidas pelo programa é a ampliação dos horários, espaços e oportunidades educativas para os estudantes, sob a coordenação da escola e dos professores para desenvolverem ações nos macrocampos de Acompanhamento Pedagógico, Uso de Mídias, Cultura Digital e Tecnologia, Artes e Educação Patrimonial, Educação Ambiental e Sociedade Sustentável, e Esportes.
No ano passado, 173 escolas estaduais (88 urbanas, 79 rurais e 6 indígenas), localizadas em 16 municípios e totalizando 34.600 alunos, participaram do programa. Para 2013, este número foi ampliado para 210 escolas (101 urbanas, 102 rurais e 7 indígenas) em 20 municípios.
Para garantir a participação das unidades de ensino, os gestores devem fazer a adesão da escola no endereço eletrônico do Sistema de Integrado de Monitoramento, Execução e Controle, do Ministério da Educação (www.simec.mec.gov.br), informando as atividades que irão implementar, número de estudantes participantes e demais informações solicitadas, participando de, no mínimo, quatro dos macrocampos disponibilizados.