Acrelândia, cidade distante 111 quilômetros da capital do Acre, agora conta com 28 novos administradores públicos, graduados por uma instituição federal de ensino superior. A turma é a primeira da região a se formar nessa área estudando na própria localidade.
Os profissionais colaram grau na sexta-feira, 14, no Espaço L.Brito, centro do município. O curso bacharelado em Administração Pública foi ofertado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em parceria com o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).
A graduação teve duração de quatro anos na modalidade à distância (EAD). Nesse período contou com o apoio e suporte do Centro Estadual de Educação Permanente (Cedup), que pertence à SEE, e está instalado na região. O órgão funciona como pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Rosiana Pereira está concluindo a sua segunda graduação e sente-se gratificada pela oportunidade de se formar por instituições conceituadas e com a comodidade de não precisar sair da sua localidade.
“Sou formada em Artes Visuais e agora estou colando grau em Administração Pública, todas as duas formações foram aqui no Cedup. Então, estou muito feliz, porque tive a oportunidade de fazer dois grandes cursos de forma gratuita e sem sair da minha terra”, comemora.
Integração
Além de Pereira, mais 27 formandos colaram grau. A solenidade foi prestigiada por autoridades acreanas e manauaras. Entre elas, o diretor do Centro de Educação a Distância da Ufam Evandro Ramos e o paraninfo da turma, professor Francisco Bentes, também de Manaus.
“Essas formaturas representam um processo de integração amazônica de dois estados que firmaram parcerias com o intuito de qualificar os amazônidas das regiões mais afastadas do país, pensando no desenvolvimento social e intercultural do seu povo”, destaca Bentes, docente homenageado.
Do Acre, participaram o secretário Estadual de Educação, Marco Brandão, a diretora de Inovação Cleide Prudêncio e a coordenadora de Educação Superior, Erica Neves, ambas da SEE.
Na ocasião o representante da pasta do Acre, disse que a educação a distância está se expandido e que os formandos são precursores desse novo formato educacional.
“Vocês estão se formando administradores públicos, preparados para administrar não Acrelândia, mas órgãos em qualquer parte do mundo, porque assim como o curso de vocês, que rompeu as barreiras do tempo e do espaço, assim serão vocês, profissionais do futuro, cidadãos do mundo”, destaca.