Acreanos vencem prova do Rodeio da Expoacre Circuito Barretos

Com plateia lotada e a arena preparada, o Circuito Barretos no Acre marca o último dia de Rodeio na Expoacre. Ao som do Hino Nacional e orações a Deus, Jesus e Nossa Senhora com pedidos de proteção, 19 competidores do Acre e de diferentes Estados do país disputaram o título estadual de Rodeio, com premiação total em dinheiro, no valor de R$ 30 mil.

O Rodeio da Expoacre 2012 foi encerrado nesta terça-feira, 24, com a etapa final do circuito Barretos (Foto: Victor Augusto)

O Rodeio da Expoacre 2012 foi encerrado nesta terça-feira, 24, com a etapa final do circuito Barretos (Foto: Victor Augusto)

Todos os competidores serão premiados. Dos dez peões acreanos, serão selecionados os cinco melhores para disputarem, em equipe, o título nacional em Barretos (SP) de 16 a 26 de agosto.

Para integrar a equipe de Rio Branco em Barretos, está prevista a presença de Robson Palermo, atleta acreano, de Bujari, premiado internacionalmente. Competindo de igual para igual com outros peões, o atleta Silvano Alves, 24, campeão mundial de montaria em touros, natural de Pilar do Sul (SP), disse que gostou bastante de Rio Branco e pretende voltar para outras competições.

“Eu nunca vim aqui, mas gostei muito. Tenho conversado bastante com os peões, trocado ideias, porque eles têm bastante interesse”, comentou Silvano Alves, o único brasileiro que está na lista dos 10 competidores que mais ganharam prêmios no mundo. Silvano também revelou que começou a montar aos 9 anos de idade, mas profissionalmente só em 2005, desde então não parou de competir com garra e determinação. Para ele, a concentração é o ponto-chave da competição. “Na hora que abre a porteira a adrenalina é demais, tem que ter muita resistência. Sem concentração não vai.”

Acreanos se destacam no Rodeio

Os acreanos Welliton Borges da Silva, 22, e Antônio Taquara, 25, estiveram entre os competidores com as melhores notas durante as etapas eliminatórias da Expoacre.

O público lotou a arena para ver os peões em ação (Foto: Victor Augusto)

O público lotou a arena para ver os peões em ação (Foto: Victor Augusto)

Para Wellinton, chegar até final do Rodeio já é uma vitória. “Eu tenho treinado bastante. Me concentro muito antes de entrar na arena. Está sendo muito bom disputar com os melhores, aumenta a responsabilidade”, disse Wellinton, o competidor que não foi classificado para a final, mas acabou entrando para a competição devido à ausência de dois competidores de Barretos.

Antes de entrar na arena cada peão tem uma preparação diferente, para superar os eternos oito segundos em cima do touro. “Antes de entrar na arena eu gosto de me alongar, meditar, ficar sozinho e mais perto de Deus”, explicou Antônio Taquara, de Rio Branco.

Para a realização da prova o peão só entra na arena com os equipamentos obrigatórios, que o mantêm conectado com o animal: chapéu, camisa de manga longa, bota, calça de couro, colete, luvas e corda americana. O protetor bucal e o capacete são equipamentos opcionais.

O governador Tião Viana, juntamente aos coordenadores da Expoacre, secretária de Turismo Ilmara Cordeiro e equipe de Barretos, premiou os vencedores do Rodeio da Expoacre.

Vencedores

1° lugar: Júlio Cesar Ribeiro

2° lugar: Jucélio de Souza (Acre)

3° lugar: João Pocione (Acre)

4° lugar: Edevaldo Ferreira

5° lugar: Antônio José da Costa (Acre)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter