Acreanos se destacam em programas nacionais para estudantes

Os estudantes Ellen Camila da Silva Fernandes e Rodrigo de Paiva Soares se destacaram recentemente em programas nacionais. Ela foi medalhista de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e ele é o representante do Acre no programa Parlamentar Jovem Brasileiro e viaja neste domingo, 20, para Brasília, onde acompanha a rotina da Câmara dos Deputados.

Além do destaque nas iniciativas de que participaram, Ellen Camila e Rodrigo têm em comum o estudo da língua inglesa no Centro de Estudo de Línguas (CEL), da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).

Os alunos da rede pública acreana foram recebidos nesta terça-feira, 15, pelo secretário de Estado de Educação e Esporte, Marco Brandão, que comentou a importância do protagonismo juvenil. “O trabalho que a escola e o sistema fazem é importante, mas quem define a formação das pessoas são elas mesmas”, salientou.

Ellen Camila foi medalhista de prata na última edição da OBMEP (Foto: Mardilson Gomes)
Ellen Camila foi medalhista de prata na última edição da OBMEP (Foto: Mardilson Gomes)

A menina de prata

Ellen Camila da Silva Fernandes, 15, é aluna do 1º ano do ensino médio da Escola José Rodrigues Leite. A estudante é acompanhada pelas ações do Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia (IMCF) e foi campeã da categoria Júnior do Torneio Acreano de Xadrez René Descartes, realizado pelo IMCF em 2014.

No mesmo ano participou da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e foi uma das acreanas contemplada com a medalha de prata. A estudante credita à disciplina a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos. “A matemática é a minha base de estudos. Dela eu busco foco, raciocínio e entendimento para as demais matérias”, explicou.

Ellen Camila e Rodrigo têm em comum o estudo da língua inglesa no Centro de Estudo de Línguas (Foto: Mardilson Gomes)
Ellen Camila e Rodrigo têm em comum o estudo da língua inglesa no Centro de Estudo de Línguas (Foto: Mardilson Gomes)

O menino do parlamento

Rodrigo de Paiva Soares, 17, é aluno do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual João Batista Aguiar. Selecionado entre milhares de inscritos, o estudante redigiu um projeto de lei que estimula os recursos voltados para pesquisas científicas realizadas em ambientes escolares.

O programa Parlamento Jovem Brasileiro selecionou 78 estudantes que vão representar os estados brasileiros na Câmara dos Deputados entre os dias 21 e 25 deste mês. O número de representantes jovens por estado e pelo Distrito Federal é feito de maneira proporcional. O Acre, com oito parlamentares, tem um representante jovem.

Neste domingo, 20, Rodrigo viaja para Brasília para a experiência. “Quero conhecer o processo de aprovação de leis na Câmara, como é exercer a função de deputado federal, e trazer essa experiência para a orientar e inspirar outros jovens na minha comunidade”, destacou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter