Cultura e Arte

Acreanos prestigiam abertura da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

O Cine Teatro Recreio foi palco da abertura da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Acre na noite desta quarta-feira, 5. O evento, promovido em todas as capitais brasileiras, é realizado pela nona vez em Rio Branco e já é atividade cativa na programação dos acreanos.

A mostra se estende até a próxima terça-feira, 11, com programação gratuita para todas as idades. Na noite de abertura foram exibidos os curtas-metragens Nós, de Thiago Simas e Lucas Storck, e Do Outro Lado, de Bob Yang e Frederico Evaristo.

(Foto: Ramon Aquim/Assessoria PMRB)

“A mostra aborda filmes sobre diversidade e direitos humanos, com produção de brasileiros e estrangeiros. Este ano tivemos recorde de inscrições: 200 filmes foram inscritos e 45 contemplados, mais aqueles homenageados com Milton Gonçalves”, explicou o produtor nacional e representante do Instituto Cultura em Movimento, Rafael Favilla.

A diretora-presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Karla Martins, destacou a relevância de difundir a arte e estimular o senso crítico. “Esse evento é importante para o país e para o Acre. Mais que nunca, precisamos trazer mais pessoas para a causa dos direitos humanos, e o cinema é uma ferramenta poderosa para nos ajudar a fazer isso. As pessoas precisam entender sobre direitos humanos e desmistificar ideias preconceituosas disseminadas de maneira irresponsável”, frisou.

Durante o evento, serão exibidos 40 filmes, divididos em quatro mostras: Temática, Panorama, Mostrinha (dedicada ao público infanto-juvenil) e Homenagem, que celebra a carreira do ator e diretor Milton Gonçalves.

A secretária de Direitos Humanos de Rio Branco, Núbia Fernanda Greve, parabenizou os organizadores: “estamos muito felizes de estarmos juntos aqui em mais um evento dessa magnitude e importância social.”

A Mostra Cinema e Direitos Humanos é uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), com realização do Instituto Cultura em Movimento (Icem), apoio local da Saci Filmes, governo do Estado, por meio da secretarias de Comunicação (Secom), de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) e Defensoria Pública do Estado (DPE), da Prefeitura de Rio Branco, por intermédio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB) e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (Sedihpa).

Mostrinha

Na manhã desta quinta-feira, 6, as cadeiras do Cine Teatro Recreio foram ocupadas pelos pequenos cidadãos da Escola Pública Maria Angélica de Castro. Os estudantes apreciaram os filmes Príncipe da Encantaria, A Natureza Agradece e A Câmara de João. Cerca de 400 alunos, entre 5 e 11 anos, participaram da atividade.

A Mostrinha, programação idealizada para crianças e adolescentes, também recebeu a visita dos estudantes do Centro de Educação para Jovens e Adultos (Ceja). Muitos deles nunca tinham ido ao espaço de cinema.

“A Mostra Cinema e Direitos Humanos promove o acesso à arte e à cultura, além de trabalhar a reflexão e o debate sobre direitos humanos. E quando vemos um público infanto-juvenil sendo contemplado, temos a certeza de que estamos contribuindo para a construção de uma sociedade pautada no respeito à dignidade da pessoa humana”, observa a produtora local, jornalista Rose Farias.