sessão solene

Acreanos celebram 120 anos do Tratado de Petrópolis na Câmara dos Deputados, em Brasília

“Eu sou de lá da ponta do Brasil, onde o vento faz a curva”, diz a letra da canção Nauasakiri, do cantor e compositor juruaense Alberan Moraes. O trecho da música foi mencionado pelo capitão da Polícia Militar do Acre (PMAC), Abraão Lima, nesta sexta-feira, 24, durante sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), em celebração aos 120 anos do Tratado de Petrópolis.

Como parte da celebração, proposta pela deputada federal Meire Serafim, foram exibidas imagens de Rio Branco e das riquezas naturais e culturais do Acre, entre elas, algumas produções da Secretaria de Estado de Comunicação do Acre (Secom).

Sessão solene em celebração aos 120 anos do Tratado de Petrópolis foi transmitida pelo canal da Câmara dos Deputados, no Youtube. Foto: reprodução

Uma das cenas, captada pelo repórter cinematográfico Pedro Devani, mostra o passeio de uma canoa por entre a vegetação verde, sobre as águas do Rio Croa, na fronteira do Acre com o Peru.

Imagens captadas pelo repórter cinematográfico Pedro Devani foram exibidas durante sessão solene. Foto: reprodução

“É uma alegria e um orgulho ter um material nosso na Câmara dos Deputados. Isso comprova a qualidade do trabalho que a gente produz aqui, dentro da Amazônia, no meio da floresta. E comprova o investimento e a valorização que o governador Gladson Cameli tem com a sua equipe de Comunicação”, destacou a gestora da Secom, Nayara Lessa.

No decorrer de uma das cenas, com captação de Cleiton Lopes e edição de Alefson Oliveira, o Acre é apresentado em meio às riquezas naturais e culturais, com cenas do Parque Nacional da Serra do Divisor, dos geoglifos, da Reserva Cazumbá-Iracema e de festivais indígenas.

Imagens da Festivais Indígenas produzidas pela equipe da Secretaria de Estado de Comunicação. Foto: Reprodução

A sessão solene ressaltou a importância do Tratado de Petrópolis, promulgado em 17 de novembro de 1903, como momento histórico que definiu as fronteiras do Acre e sua integração ao Brasil. A terceira-sargento da PMAC, Rafaella Villaverde, também esteve presente na ocasião.

Acreanos participam de sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília. Foto: Reprodução

“Essa é uma data muito importante para o nosso estado. E quem teve a oportunidade de conhecer o Acre sabe o quanto a gente é um povo acolhedor e hospitaleiro”, destacou o capitão Abraão, no Plenário Ulysses Guimarães.