Mack Willison Araújo de Oliveira, 31 anos, acreano de Rio Branco, é guia de Alta Montanha, Trekking (caminhada) e Atleta. Há dois e anos e meio trabalha em Cuzco – Peru. O amigo peruano, Marcos Jordan o convidou para implementar de forma experimental o Sistema de Gestão de Segurança (SGS) para atividades de turismo de aventura em sua empresa.
Mack faz escaladas em montanhas nevadas, rochas e realiza o guiamento de turistas de várias partes do mundo, organizando viagens para o Brasil – AC, e o Peru.
Em 2006, Mack fez o curso de ecoturismo pelo Instituto Dom Moacyr, na escola da Floresta Roberval Cardoso. O curso o levou a se aprimorar em níveis mais avançados da zona de turismo, graduando-se em seguida, numa universidade privada, em Tecnologia de Gestão Ambiental.
Mack fez inúmeros cursos. Dentre eles está o de gestão em terras indígenas e aprimoramento em turismo de aventura, e começou a realizar o guiamento de visitantes vindo de várias regiões do Brasil e Europa para atrações como festivais indígenas Yawanawá, e Kaxinawá, no Acre.
Implantou, no segmento de turismo de aventura e ecoturismo, o SGS em uma empresa no Acre; participou do georreferenciamento, avaliação do percurso e parte operacional da Trilha Chico Mendes, na RESEX CM (Reserva Extrativista Chico Mendes) – AC.
“Hoje sou guia de alta montanha para altitudes até 5500m e guia aspirante para montanhas a partir de 6000m. Gosto de ficar nas montanhas, onde me realizo. Só quem chega ao cume sente a emoção e o valor do esforço. Uma escalada pode durar, dependendo da altitude e nível técnico, de 3 a 20 horas”, disse Mack.
Vinda a Rio Branco – Está em Rio Branco por convite de uma empresa de consultoria ambiental, por meio de um projeto aprovado pela Secretaria Estadual de Educação, para dar um curso de escalada em árvore e coleta de sementes.
“O IDM abre as portas, para que as pessoas trilhem novos caminhos, possibilitando autonomia para realizar seus sonhos”, enfatiza o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.