Entre milhares de candidatos, o acreano André Lucas Buriti de Melo, acadêmico de Direito da Universidade Federal do Acre (Ufac), foi um dos 30 delegados brasileiros selecionados para o 6º Congresso Mundial da Juventude, realizado pela primeira vez na América Latina, entre 4 e 14 deste mês, no Rio de Janeiro.
O evento antecedeu a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável – a Rio+20 -, na qual líderes mundiais debatem o futuro do planeta. No congresso, cerca de 300 jovens representantes de 110 países foram escolhidos por meio de processo rigoroso, que teve 10 mil inscritos no mundo todo.
André de Melo teve a responsabilidade de representar o Acre e defender os interesses da região amazônica em relação às alternativas para o desenvolvimento sustentável. Sobre a experiência, o estudante pontua: “É enriquecedor compartilhar conhecimento com tantas culturas diferentes. O congresso mostrou que a preocupação com o futuro das próximas gerações já existe entre a juventude, e são os jovens comprometidos com o futuro que têm as respostas para essa questão”.
Durante o congresso, foram debatidas propostas de transformação da economia com foco na sustentabilidade e registradas no documento “As 20 Soluções Jovens”, entregue a autoridades participantes da Rio+20, no último dia 12.
O Congresso Mundial da Juventude é promovido e licenciado pela Peace Child International, em cooperação com parceiros locais. No Brasil, foram o Instituto Peace Child, a Universidade da Juventude e o Instituto Raízes da Tradição. O evento é bienal e já esteve na Turquia, Canadá, Escócia, Marrocos e EUA. A 7ª edição do congresso está marcada para 2014 e será realizada no Qatar, Oriente Médio.