Acreanas participam do XI Encontro Nacional de Educação Matemática

 

A professora Alzenira de Oliveira Carvalho, com os certificados de apresentação do IX ENEM (Foto: Assessoria SEE)

A professora Alzenira de Oliveira Carvalho, com os certificados de apresentação do IX ENEM (Foto: Assessoria SEE)

Criado em 1987, como forma de promover debates e discussões que se relacionassem com os rumos do ensino da matemática no Brasil, este ano foi realizada em Curitiba (PR), na semana passada, a 11ª edição do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), à qual compareceram a professora Alzenira de Oliveira Carvalho, da Escola de Ensino Fundamental Berta Vieira, e a estudante da Universidade Federal do Acre (Ufac) Denise da Costa.

As participantes acreanas retornaram esta semana a Rio Branco, após a participação no evento. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Denise ministra aulas de reforço em matemática na escola Berta Vieira. Junto com a professora Alzenira e com apoio da equipe escolar, levaram duas de suas ações educacionais para o Encontro: o “Jogo do Sinal” e a “Oficina de Jogos Matemáticos”.

O “Jogo do Sinal” foi confeccionado também por uma bolsista do PIBID, a acadêmica de Matemática da Ufac Dalila Regina da Silva Queiroz, e trabalha essencialmente o uso dos sinais positivos (+) e negativo (-) nas quatro operações básicas: adição, subtração, divisão e multiplicação.

 

Denise da Costa expondo o pôster da Oficina Jogos Matemáticos (Foto: Assessoria SEE)

Denise da Costa expondo o pôster da Oficina Jogos Matemáticos (Foto: Assessoria SEE)

E a “Oficina de Jogos Matemáticos” serviu para orientar professores, alunos e outros profissionais do ensino-aprendizagem sobre a questão do estímulo e do desenvolvimento do pensamento matemático através de atividades interativas, nomeadas de Triângulo Mágico, Dominó Decimal, Desafio dos Nove, O Dominó das Três Operações e Jogo da Memória.

 

Para a professora Alzenira, a experiência foi muito positiva. “Tivemos contato com outros educadores e alunos da área matemática, além de expormos as nossas atividades para diversos convidados. Recebemos, ao fim do evento, os certificados dos projetos apresentados, e esperamos que, em breve, possamos estar participando de mais encontros, locais e nacionais”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter