Acre vacina 73% das meninas contra o HPV e estende campanha

A meta estipulada é de 80% de cobertura, por isso o governo amplia campanha até fim de abril (Foto: Sérgio Vale/Secom)
A meta estipulada é de 80% de cobertura, por isso o governo amplia campanha até fim de abril (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana anunciou na manhã desta terça-feira, 22, que o Acre atingiu a cobertura vacinal de 73,01% contra o HPV, com 18.756 garotas entre 11 e 13 anos imunizadas. Ainda assim, durante coletiva de imprensa na Casa Civil, Tião Viana ressaltou que a meta estipulada é de 80% de meninas vacinadas contra o vírus e apenas cinco municípios do Acre conseguiram esse alcance. Agora, o governo está se preparando para intensificar o apoio às prefeituras que ainda não cumpriram a meta e estende a campanha de vacinação, que deveria ser encerrada no dia 12, até o fim do mês.

“É um apelo do governo e uma homenagem à causa da saúde das adolescentes do Acre. O governo federal liberou mais de R$ 400 milhões para essa campanha em todo o Brasil. A vacinação está presente em todos os municípios do estado e nosso apelo é que todas as prefeituras se esforcem para alcançar a meta”, disse o governador.

O HPV é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo papilomavírus humano. Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV – alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus. A vacina disponibilizada garante imunidade contra quatro tipos, dois deles os principais responsáveis pelo câncer de colo de útero. As doses estão disponibilizadas em todos os postos de saúde de graça. Antes eram vendidas em instituições de saúde privada, chegando a custar R$ 900.

“Cerca de 17 mil pessoas morrem por ano com o câncer de colo de útero no Brasil. No Acre temos 1.606 pessoas envolvidas nesta campanha e 300 pontos de vacinação, além da vacinação que foi realizada nas escolas”, detalhou a secretária de Saúde, Suely Melo. O papel do governo é garantir a logística da chegada das vacinas. As prefeituras são as responsáveis pela vacinação.

Apenas Epitaciolândia, Tarauacá, Acrelândia, Mâncio Lima e Rio Branco estão acima da meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Para o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre: “Cumprimos a meta, mas ainda não chegamos nem perto dos 100% e por isso manteremos a campanha porque essa é uma grande oportunidade para a saúde da mulher”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter