Acre terá Serviço de Verificação de Óbito e Esclarecimento de Causas Mortis

Reunião para implantação do SVO foi realizada na Sesacre (Foto: Júnior Aguiar)

Na terça-feira, 8, uma reunião de alinhamento com representantes do Hospital das Clínicas, Instituto Médico Legal (IML) e da Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) discutiu a Implantação do Serviço de Verificação de Óbito e Esclarecimento de Causas Mortis no Estado do Acre (SVO).

Diferentemente do IML que investiga mortes violentas, acidentais ou suspeitas, o SVO fica responsável pelo serviço de verificação de óbitos nas mortes naturais ou de causa mal definida, com ou sem assistência médica.

As causas básicas definidas de óbitos geram estatísticas de mortalidade importantes para o planejamento de ações de saúde.

Para que o serviço seja implantado, é necessário a assinatura de um termo de cooperação, que será assinado pelo Hospital das Clínicas, Secretaria de Polícia Civil e Sesacre.

Após assinado, o termo será encaminhado para pactuação, e logo após o Ministério da Saúde cria oficialmente o SVO.

“O serviço será vinculado à vigilância de saúde, a estrutura física ficará no IML, onde teremos uma equipe para coordenar o trabalho e a analise patológica acontecerá no HC”, explica Moisés Viana, diretor de Vigilância em Saúde da Sesacre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter