Acre terá laboratório modelo para pesquisas de doenças infecciosas

representantes da Fundação Mérieux detalham o projeto de instalação do laboratório de análises biológicas (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Representantes da Fundação Mérieux detalham o projeto de instalação do laboratório de análises biológicas (Foto: Sérgio Vale/Secom)

No fim da tarde desta terça-feira, 8, a equipe da Fundação Mérieux, Fondation Mérieux – organização francesa dedicada ao combate de doenças infecciosas – foi recebida pelo governador Tião Viana e representantes da saúde acreana. Eles estabeleceram os detalhes da parceria que vai assegurar a instalação de um moderno laboratório no Estado, que vai atuar no diagnóstico e monitoramento de doenças infecciosas, especialmente as hepatites.

Além do Acre, a Fundação Mérieux já construiu laboratórios em outros 10 países. O objetivo é contribuir para o fortalecimento da saúde pública local e reduzir o impacto das doenças infecciosas nas populações mais vulneráveis.

François-Xavier Babin, diretor de Desenvolvimento Internacional da Fundação Mérieux, acredita que o Estado vai ser beneficiado, além dos resultados práticos das análises, também por poder compartilhar e transferir conhecimentos que são essenciais para os avanços médicos, especialmente na área de epidemiologia.

A previsão é de que a implantação já comece no ano que vem. O laboratório deve ser concluído no início de 2015. Além da estrutura física, a parceria prevê compra de equipamentos e treinamento dos profissionais na Bahia, onde funcionará a sede da instituição no Brasil e também na própria França.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter