Acre terá feriado nacional na quinta, 21, e ponto facultativo na sexta, 22

Por Mariá Thaumaturgo

O governo do Acre decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira, 22, considerando que quinta-feira, 21, é feriado nacional em alusão a Tiradentes. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira,  20, por meio do Decreto nº 11.035.

Para evitar transtornos, os acreanos precisam estar atentos. Órgãos e secretarias estaduais fecham nesses dias e voltam a funcionar normalmente na segunda-feira, 25.

Serviços públicos essenciais da Saúde, como as unidades de pronto atendimento (Upas) e o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), e da Segurança Pública, como as delegacias de polícia, seguem com o atendimento ao público sem alteração. As unidades da Central de Serviços Públicos (OCA) no estado não abrirão nos dias de feriado.

Curiosidades sobre a data

A Inconfidência Mineira, também conhecida como Conjuração Mineira, foi uma tentativa de revolta de uma parte da elite de Vila Rica, atual Ouro Preto (MG), ocorrida no período de 1789 a 1982, contra a execução de derrama, uma operação fiscal realizada pela Coroa Portuguesa para cobrar os impostos atrasados e estabelecer o domínio português.

O grupo, formado por intelectuais, religiosos, militares e fazendeiros, tinha como objetivo a instituição de um sistema de governo republicano. Tiradentes foi considerado um dos líderes do movimento. No final do século 18 o Brasil ainda era colônia de Portugal e sofria com os abusos políticos e com a cobrança de altas taxas e impostos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter